Fonoaudiologia - Psicomotricidade

A fonoaudiologia e a psicomotricidade são áreas da saúde complementares e importantes. Ambas buscam o desenvolvimento integral do ser humano, especialmente crianças, contribuindo para melhor qualidade de vida.

A fonoaudiologia atua na prevenção, avaliação e terapia de distúrbios da comunicação humana, englobando linguagem oral e escrita, voz, audição, sistema sensório-motor-oral e funções orofaciais.

Já a psicomotricidade relaciona-se ao processo de maturação psíquica e motora, by integrando as interações cognitivas, emocionais, simbólicas e corporais da pessoa em desenvolvimento.

Importância da Interdisciplinaridade

É fundamental que fonoaudiólogos e psicomotricistas atuem de forma integrada e interdisciplinar. As especialidades se complementam no atendimento ao paciente, otimizando intervenções e promovendo saúde de forma holística.

Por exemplo, muitas alterações psicomotoras apresentam comorbidade com distúrbios fonoaudiológicos como gagueira, dislexia e transtornos de linguagem. A atuação conjugada das áreas é essencial para reabilitação efetiva.

Principais Aspectos da Fonoaudiologia

A fonoaudiologia apresenta diversas especialidades, das quais se destacam:

  • Linguagem: avaliação e terapia de distúrbios como atrasos de linguagem, gagueira e afasia.
  • Motricidade Orofacial: tratamento de sucção, deglutição, respiração oral, má oclusão e disfagias.
  • Voz: reabilitação de distúrbios como rouquidão, soprosidade, tensão vocal e câncer de laringe.
  • Audiologia: diagnóstico e reabilitação de deficiências auditivas como perda, zumbido e vertigem.

O fonoaudiólogo utiliza diversos procedimentos para avaliação como exames perceptivos-auditivos, acústica vocal, videolaringoscopia, audiometria e aplicação de protocolos padronizados.

Princípios Básicos da Psicomotricidade

A psicomotricidade considera o corpo como principal instrumento de relação com o mundo. Seus princípios incluem:

  • Esquema corporal: percepção de seu próprio corpo.
  • Lateralidade: domínio de lados do corpo.
  • Coordenação motora: destreza e harmonia de movimentos.
  • Organização espacial: localização de objetos no espaço.
  • Orientação temporal: noção de tempo e ritmo.

O trabalho da psicomotricidade envolve jogos, música e brincadeiras para o desenvolvimento neuropsicomotor. As sessões ocorrem em ambientes especializados com variados estímulos e objetos.

Intervenções Terapêuticas Integradas

Alguns exemplos de intervenções conjugadas entre fonoaudiologia e psicomotricidade:

  • Distúrbios de aprendizagem: trabalho para consciência fonológica, orientação espacial e coordenação motora fina.
  • Disfonias: Alongamento de musculatura orofacial e cervical com treino respiratório e vocal para melhor emissão.
  • Gagueira: Atividades lúdicas para fluência e integração oral-motora aliadas a técnicas de linguagem.

É notável a importância da soma de saberes entre as especialidades para potencializar a reabilitação considerando o paciente por completo em suas singularidades.

Considerações Éticas

Fonoaudiólogos e psicomotricistas devem pautar sua prática por princípios éticos e pelo respeito aos direitos humanos. Isso inclui:

  • Não discriminação ou preconceito.
  • Confidencialidade de informações do paciente.
  • Intervenções pautadas em evidências científicas.
  • Práticas não prejudiciais ao paciente.
  • Obtenção de consentimento do paciente ou responsáveis.

As condutas terapêuticas também devem considerar crenças socioculturais e singularidades de cada indivíduo e família.

Dica para o Concurseiro

Estude os princípios de cada área e suas especialidades. Dê ênfase à interdisciplinaridade e a aspectos éticos das profissões.

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