Produtos Indicados Para Você que Está Estudando Para o Concurso do Banco do Brasil 2023

Questões da Prova do Concurso para Agente de Tecnologia do Banco do Brasil realizada em 2021 (Gabarito no Final)


CONHECIMENTOS BÁSICOS


LÍNGUA PORTUGUESA

Lições após um ano de ensino remoto na pandemia

No momento em que se tornam ainda mais

complexas as discussões sobre a volta às aulas

presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina

de muitas famílias, atualmente.

Mas um ano sem precedentes na história veio

acompanhado de lições inéditas para professores,

alunos e estudiosos. Diante do pouco acesso a

planos de dados ou a dispositivos, a alternativa de

muitas famílias e professores tem sido se conectar

regularmente via aplicativos de mensagens.

Uma pesquisa apontou que 83% dos professores

mantinham contato com seus alunos por meio dos

aplicativos de mensagens, muito mais do que pelas

próprias plataformas de aprendizagem. Esse uso

foi uma grande surpresa, mas é porque não temos

outras ferramentas de massificação. A maior parte

do ensino foi feita pelo celular e, geralmente, por

um celular compartilhado (entre vários membros da

família), o que é algo muito desafiador.

Outro aspecto a ser considerado é que,

felizmente, mensagens direcionadas são uma forma

relativamente barata de comunicação. A importância

de cultivar interações entre os estudantes, mesmo

que eles não estejam no mesmo ambiente físico,

também é uma forma de motivá-los e melhorar

seus resultados. Recentemente, uma pesquisadora

afirmou que “Aprendemos que precisamos dos

demais: comparar estratégias, falar com alunos,

com outros professores e dar mais oportunidades de

trabalho coletivo, mesmo que seja cada um na sua

casa. Além disso, a pandemia ressaltou a importância

do vínculo anterior entre escolas e comunidades”.

Embora seja difícil prever exatamente como o

fechamento das escolas vai afetar o desenvolvimento

futuro dos alunos, educadores internacionais

estimam que estudantes da educação básica já foram

impactados. É preciso pensar em como agrupar esses

alunos e averiguar os que tiveram ensino mínimo ou

nulo e decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas

ou encontros extras, com anos (letivos) de transição.


IDOETA, P.A. 8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia.

Disponível em:


bbc/2021/04/24/8-licoes-apos-um-ano-de-ensino-remoto-napandemia.htm>. Acesso em: 21 jul. 2021. Adaptado.




1) Um argumento utilizado no texto para explicar o relativo

sucesso do ensino remoto durante a pandemia é:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) O baixo custo relacionado ao uso de aplicativos de

mensagens.

(B) O uso de plataformas de aprendizagem de alta tecnologia.

(C) A oportunidade de utilização de imagens e áudios

disponíveis na rede.

(D) A possibilidade de aprofundamento dos conteúdos de

várias disciplinas.

(E) A qualidade do acesso às atividades devido à alta

conectividade.


2) No parágrafo 5, depois da afirmação de que educadores

internacionais estimam que estudantes da educação

básica já foram impactados pela falta de escolarização,

desenvolve-se a ideia de que

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) o ensino remoto mediado por tecnologia permitiu a

continuidade da escolarização durante a pandemia.

(B) os alunos que foram prejudicados por esse processo

precisarão ter aulas ou encontros extras para enfrentar

essa ruptura.

(C) a alternativa mais produtiva para realizar o ensino remoto

tem sido a conexão via aplicativos de mensagens.

(D) os professores, em sua grande maioria, mantiveram

contato com os alunos por meio dos aplicativos de

mensagens.

(E) o celular, muitas vezes compartilhado pela família, foi

a ferramenta mais utilizada para efetivar as atividades

de ensino remoto.


3) No trecho “A importância de cultivar interações entre os

estudantes, mesmo que eles não estejam no mesmo ambiente

físico” (parágrafo 4), a expressão destacada estabelece

com a oração principal a relação de

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) condição

(B) concessão

(C) comparação

(D) conformidade

(E) proporcionalidade


4) O trecho em que a palavra destacada evidencia a opinião

do autor do texto é:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) “o ensino remoto continua a ser a rotina de muitas famílias,

atualmente.” (parágrafo 1)

(B) “tem sido se conectar regularmente via aplicativos de

mensagens” (parágrafo 2)

(C) “A maior parte do ensino foi feita pelo celular e,

geralmente, por um celular” (parágrafo 3)

(D) “felizmente, mensagens direcionadas são uma forma

relativamente barata de comunicação” (parágrafo 4)

(E) “Embora seja difícil prever exatamente” (parágrafo 5)


5) A concordância verbal está de acordo com as exigências

da norma-padrão da língua portuguesa, na forma verbal

destacada em:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Aspiram-se a bons cargos nas empresas para que

seja possível superar os problemas causados pela

inflação.

(B) Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19

fazem dois anos que não viajo nas férias escolares.

(C) Nos últimos anos, combatem-se batalhas comerciais

cotidianamente, devido às barreiras econômicas.

(D) Em várias regiões do nosso país, existe problemas a

serem resolvidos em todas as diversas áreas do conhecimento.

(E) Para garantir a aprendizagem dos estudantes, precisam-

se de equipamentos digitais capazes de atender a demandas

escolares.


6) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa,

a concordância do termo em destaque está plenamente

respeitada em:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) A capacitação dos técnicos e o atendimento aos

trabalhadores da área da saúde precisam ser desenvolvidos

em todo o país.

(B) As famílias dos alunos e os professores da rede pública

das diferentes regiões brasileiras devem ser acolhidas

pelas direções das escolas.

(C) O estudo das diferentes disciplinas e a realização de

provas bimestrais, após a chegada da Covid-19, têm

sido planejadas com muito cuidado.

(D) O tratamento das doenças respiratórias e a vacinação

de toda a população devem ser implementadas pelos

órgãos responsáveis.

(E) Os arquivos escolares e as notas dos estudantes necessitam

ser guardadas com o maior sigilo para recuperação

no futuro.


7) O pronome oblíquo átono em destaque está colocado de

acordo com a norma-padrão em:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) No processo ensino-aprendizagem, o objetivo deve

ser desenvolver aptidões para que os alunos sempre

mantenham-se em dia com os avanços da ciência.

(B) Se reclama muito das dificuldades do ensino remoto

devido a problemas de conexão.

(C) Os profissionais da educação nunca cansam-se de

estudar os conteúdos que possam interessar os alunos

nas aulas.

(D) Para garantir o progresso dos estudantes, os professores

sempre dedicam-se a pesquisar novos métodos

de ensino.

(E) Quando as escolas se preocuparem em empregar novas

metodologias no ensino-aprendizagem, alcançarão

melhores resultados.


8) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o

uso do acento grave indicativo da crase é obrigatório na

palavra destacada em:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) A prática de ensino remoto levou as famílias situações

difíceis de comunicação com as instituições de ensino.

(B) As aulas remotas surgem como uma alternativa para

redução dos impactos negativos no processo de

aprendizagem.

(C) As escolas e os professores foram levados essa

prática de ensino remoto, em função da chegada inesperada

do vírus.

(D) O interesse pelo ensino on-line não tem diminuído

porque começou ser considerado a única opção de

escolarização durante a pandemia.

(E) Os bons resultados de desempenho dos alunos são

obtidos graças dedicação dos professores no ensino

on-line.



9) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o

emprego adequado da vírgula está plenamente atendido

em:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) O ensino remoto, com a pandemia de Covid-19 passou

a fazer parte do processo de escolarização em

todo o Brasil.

(B) A melhor fase do ensino on-line tem sido vivida, atualmente

embora permaneça a dúvida se é possível

ensinar às crianças de forma remota.

(C) Como o país não tinha experiências significativas

no ensino remoto, precisou aderir à prática de forma

emergencial.

(D) A qualidade do ensino remoto era questionada, no

passado porém o aprendizado conta com tecnologias

que garantem ótimos resultados.

(E) Um grande número de pesquisadores tem procurado

avaliar, quais são as vantagens e desvantagens da

educação a distância.


10) A palavra ou a expressão a que se refere o termo em

destaque está corretamente explicitada entre colchetes em:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) “83% dos professores mantinham contato com seus

alunos por meio dos aplicativos” (parágrafo 3) – [pesquisadores]

(B) “Esse uso foi uma grande surpresa, mas é porque não

temos outras ferramentas” (parágrafo 3) – [contato]

(C) “Aprendemos que precisamos dos demais” (parágrafo

4) – [resultados]

(D) “averiguar os que tiveram ensino mínimo ou nulo e

decidir” (parágrafo 5) – [alunos]

(E) “decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas ou

encontros extras” (parágrafo 5) – [desenvolvimento]



LÍNGUA INGLESA


COVID-19 Economy: Expert insights on what

you need to know

As we practice social distancing and businesses

struggle to adapt, it’s no secret the unique challenges

of Covid-19 are profoundly shaping our economic

climate. U.S. Bank financial industry and regulatory

affairs expert Robert Schell explains what you need

to know in this uncertain time.



  •  Don’t panic while things are “on pause”

Imagine clicking the pause button on your favorite

TV show. Whether you stopped to make dinner or put

kids to bed, hitting pause gives you time to tackle what

matters most. Today’s economy is similar. While we

prioritize health and safety, typical activities like driving

to work, eating at restaurants, traveling and attending

sporting events are on hold. This widespread social

distancing takes a toll on our economy, putting strain

on businesses and individuals alike.


Keep your financial habits as normal as possible

during this time. Make online purchases, order

takeout, pay bills and buy groceries. These everyday

purchases put money back into the economy and

prevent it from dipping further into a recession.



  •  Low interest rates could help make ends meet

In March, the Federal Reserve cut rates drastically

to boost economic activity and make borrowing more

affordable. For you, this means interest rates are low

for credit cards, loans and lines of credit, and even

fixed-rate mortgages. Consider taking advantage of

these low rates if you need extra help paying your

bills, keeping your business running or withstanding a

period of unemployment.



  •  Spend on small businesses

Looking to make a positive impact? Supporting

small businesses is an easy and powerful way to help.

You can order takeout, tip generously or donate to

your local brick-and-mortar retail store, if they provide

that option. Your support makes a big impact for

struggling business owners.



  •  Prior economic strength may help us bounce

back

The thriving economy of 2019 isn’t just a distant,

bittersweet memory. When our health is no longer

at risk and social distancing mandates begin to

diminish, we’ll slowly start to rebuild. The stability,

low unemployment rate and upward-trending market

we experienced prior to Covid-19 puts us in a good

position to kick-start economic activity and rebound

more quickly.


Available at

. Retrieved on: Jul. 20, 2021. Adapted.


11) The main purpose of the text is to

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) share ideas on how people can cope with the

challenges brought by the pandemic.

(B) teach people how to practice social distancing while

shopping at local businesses.

(C) encourage people to take loans in order to make

donations to brick-and-mortar retail stores.

(D) let people know that health concerns are not as

important as taking care of one’s finances.

(E) suggest that people should engage in diversified

activities instead of watching too much TV.


12) In the 1st paragraph, in the fragment “it’s no secret the

unique challenges of Covid-19 are profoundly shaping our

economic climate”, the expression it’s no secret (that)

means

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) it’s common knowledge.

(B) it’s never been said before.

(C) it’s partially true.

(D) it’s a bad idea.

(E) it’s an important revelation.


13) In the 1st paragraph, the word uncertain, in the fragment

“in this uncertain time” is formed with the prefix un-.

A pair of words formed with prefixes that convey the same

meaning is:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) doubtful / joblessness

(B) unique / only

(C) impossible / discourage

(D) certainty / envision

(E) inside / intimate


14) In the 3rd paragraph, in the fragment “These everyday

purchases put money back into the economy and prevent

it from dipping further into a recession”, the pronoun it

refers to

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) money

(B) purchases

(C) recession

(D) economy

(E) back


15) In the 4th paragraph, in the fragment “In March, the Federal

Reserve cut rates drastically to boost economic activity”,

the verb cut indicates a

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) habitual action repeatedly carried out by the Federal

Reserve to address certain economic situations.

(B) future action to be carried out by the Federal Reserve

to address possible problems.

(C) promised action to be carried out by the Federal

Reserve to address the permanen economic challenges.

(D) one-time action carried out by the Federal Reserve to

address the permanen situation.

(E) current action carried out by the Federal Reserve to

address a permanente situation.



MATEMÁTICA


16) Um escriturário mantém um desempenho de preencher

30 relatórios por hora e faz uma pausa de 10 minutos às

13h. Durante a pausa, seu chefe pergunta a que horas

receberá todos os relatórios preenchidos.


Se falta apenas 1 relatório e meio, e o escriturário pretende

manter seu desempenho, a partir de que horas o chefe

pode contar com todos os relatórios preenchidos?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 13h02min

(B) 13h03min

(C) 13h10min

(D) 13h12min

(E) 13h13min


17) Durante um atendimento, o cliente de um banco relata ao

gerente de atendimento sua disponibilidade para investir

R$400.000,00. O gerente tem ao seu dispor 5 opções

de investimento: renda fixa, CDB, fundo de ações, LCI e

LCA. Ao cliente foi oferecida uma carteira diversificada de

20%, 10%, 30%, 15% e 25%, respectivamente.


Sendo assim, verifica-se que o valor sugerido para

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) renda fixa foi de R$80.000,00

(B) CDB foi de R$60.000,00

(C) fundo de ações foi de R$40.000,00

(D) LCI foi de R$100.000,00

(E) LCA foi de R$120.000,00


19) Um casal está muito apaixonado, mas devido à distância

de suas casas e ao regime de trabalho dos dois, eles não

conseguem se encontrar com a frequência de que gostariam.

A moça só tem folga aos sábados, e o rapaz trabalha

três dias seguidos, folgando no quarto dia.


Se hoje é terça-feira e é dia de folga do rapaz, quantas

folgas dele cairão no sábado nos próximos 365 dias?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 4

(B) 8

(C) 12

(D) 13

(E) 15


20) André, Bianca e Carol precisam pintar um painel de 50m2.

Para pintar 1m2, André gasta 12 minutos, Bianca gasta

20 minutos, e Carol, 15 minutos.


Supondo-se que os três pintaram, juntos, o mesmo painel,

sem fazer pausas e a velocidades constantes, quanto

tempo eles levaram para a conclusão da tarefa?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 3h 40min

(B) 4h 10min

(C) 5h 50min

(D) 6h

(E) 6h 20min




ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO


21) Fintechs são empresas que

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) funcionam com o principal objetivo de compartilhar

dados cadastrais entre diferentes instituições financeiras

autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB).

(B) prestam serviços ao BCB, notadamente a preparação

de Relatórios contendo dados e informações sobre as

operações de crédito e de câmbio de todas as instituições

financeiras.

(C) prestam serviços ao BCB, notadamente a criação de

sistemas de informações on-line que permitem o

compartilhamento de dados entre diversos órgãos reguladores,

como o próprio BCB, a Comissão de Valores Mobiliários

(CVM) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

(D) empregam tecnologias digitais de última geração e

oferecem serviços financeiros à margem do sistema

bancário tradicional, estando, portanto, livres da regulação

do BCB.

(E) atuam por meio de plataformas on-line, lançando inovações

no mercado financeiro, mediante uso intenso

de tecnologias digitais com elevado potencial de criação

de novos modelos de negócios.



22) Nos últimos anos, o Banco Central do Brasil (BCB), visando

a aprimorar a transparência e a segurança na interrelação

entre as instituições financeiras e os clientes, tem procurado

 introduzir novos sistemas de informação por meio de

tecnologias digitais. Um desses sistemas, administrados

pelo BCB, permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de

forma rápida e segura, a Relatórios contendo informações sobre

seus relacionamentos com as instituições financeiras, suas

operações de crédito e operações de câmbio.


Trata-se do sistema denominado

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Pix

(B) Blockchain

(C) Registrato

(D) Bitcoin

(E) Certificação Digital


23) Um dos objetivos almejados pelo Banco Central do Brasil,

ao criar o Pix, é

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) reduzir a velocidade de circulação da moeda.

(B) inibir a concorrência bancária.

(C) aumentar os fluxos de pagamento com cartões eletrônicos.

(D) disseminar os fluxos de pagamento de forma eletrônica.

(E) aumentar o número de intermediários financeiros envolvidos

nos fluxos de pagamentos.


24) O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central do

Brasil (BCB) vêm estabelecendo novas regras no Sistema

Financeiro Nacional. Uma delas abre a possibilidade de

clientes de produtos financeiros permitirem o compartilhamento

de dados cadastrais entre diferentes instituições financeiras

autorizadas pelo BCB, bem como a movimentação de suas

contas bancárias a partir de diferentes plataformas, e não apenas

pelo aplicativo ou site do banco.


A essa nova modalidade denomina-se

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Fintech

(B) Open banking

(C) Shadow banking

(D) Internet banking

(E) Pix


25) O texto seguinte trata de uma das funções da moeda.

As economias – as “economias reais” – são sistemas

de escambo vastos. O problema é que a história mostra

que, sem o dinheiro, esses sistemas não acontecem.


Até mesmo quando as economias “revertem para o escambo”,

como parece ter ocorrido na Europa na Idade

Média, elas não abandonam de fato o uso do dinheiro.

Elas apenas deixam de usar o dinheiro vivo. Na Idade

Média, por exemplo, todos continuaram calculando o

valor de ferramentas e gado na antiga moeda romana,

mesmo que ela já não circulasse mais.


Graeber, D. Dívida: os Primeiros 5.000 Anos. São Paulo: Três Estrelas, 2016.


No trecho citado, o autor destaca que, na Idade Média, a

antiga moeda romana continuou exercendo a função de

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) débito

(B) crédito

(C) meio de troca

(D) unidade de conta

(E) reserva de valor




CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS


PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA


26) Uma central de assistência técnica de celulares trabalha

com três modelos de um mesmo fabricante. Para melhor

organizar seu sistema, foi medido o tempo de serviço para

o conserto de cada aparelho, desde a chegada do pedido

de manutenção até a entrega do aparelho consertado, e

cada um desses prazos foi classificado como Curto, Médio

ou Longo.


A Tabela abaixo mostra a distribuição dos tempos de serviço

para cada um dos três modelos aos quais a empresa

prestou assistência em 2020.


Modelo Tempo de Serviço

                Curto  Médio Longo

Modelo A 10%    20%   70%

Modelo B 20%    50%   30%

Modelo C 40%    20%   40%


Considerando-se que, ao longo do ano de 2020, essa empresa

reparou 1.000 unidades do modelo A, 600 unidades

do modelo B e 400 unidades do modelo C, qual foi

a porcentagem destes atendimentos, nesse período, que

tiveram tempo de serviço Curto ou Médio?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 29%

(B) 48%

(C) 52%

(D) 58%

(E) 96%


27) Um certo sistema anti-incêndio funciona com 3 sensores

acoplados de temperatura, de maneira a minimizar as

chances de mau funcionamento. O alarme desse sistema

soa sempre que grandes variações de temperatura são

detectadas por, pelo menos, 2 desses 3 sensores.


Considerando-se que a probabilidade de um sensor não

reagir corretamente a uma grande variação de temperatura

é 1/5, qual a probabilidade de esse sistema não disparar

o alarme em uma situação de grande variação de

temperatura?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 1/125

(B) 5/125

(C) 12/125

(D) 13/125

(E) 16/125



28) Sejam X e Y duas variáveis aleatórias com as seguintes

informações sobre as variâncias:


(i) Var(X) = 4

(ii) Var(Y) = 9

(iii) Var(X+Y) = 9


Qual é o valor da covariância entre X e Y?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) -4

(B) -2

(C) 0

(D) 6

(E) 36



CONHECIMENTOS BANCÁRIOS


31) Sr. Z resolve empreender na área agrícola, estabelecendo

sua sede no interior do Brasil onde seus estudos identificaram

uma maior necessidade de empregos. Após realizar

as contratações de praxe, inicia suas atividades,

gerando um forte crescimento na região onde atua. Não

desejando aumentar o número de empregados, diante dos

custos fixos da mão de obra, resolve ampliar sua produção,

negociando com pequenos empreendimentos locais.

Necessitando de aporte financeiro, ele apresenta pedido

de empréstimo ao Banco Y, que encaminha equipe de auditoria

à sede do pretendente. Para surpresa de todos, a

auditoria constata em vários pequenos empreendimentos,

trabalho infantil não autorizado pela legislação e, por força

disso, propõe que o empréstimo seja negado.

Nos termos da Política de Responsabilidade Socioambiental

do Banco do Brasil, constatado idêntico ilícito por

parte de fornecedor, ocorreria a

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) manutenção do vínculo contratual, por ser relação exterior.

(B) suspensão do vínculo até regularização dos atos.

(C) majoração dos juros do empréstimo, pelo risco aumentado.

(D) análise da relação temporal com o Banco e o valor

dos investimentos.

(E) decisão de realizar o empréstimo, para bater as metas

gerenciais.


32) T é agente fiscal da União Federal, atuando em grupo

especial que monitora devedores qualificados. Após divisão

interna de trabalho, T fica com a responsabilidade de

fiscalizar cinco contribuintes específicos, pois são habituais

interessados em procedimentos administrativos, cujo

valor é superior a milhões de reais. O trabalho iniciou com

o mapeamento das instituições financeiras que mantêm

relacionamento negocial com os cinco contribuintes. Ficou

apurado que são relevantes os Bancos Z, Y e W, em

expressivas movimentações, incluindo depósitos, saques

e aplicações financeiras, além de remessas para o exterior.


Os dados levantados, no entanto, não são específicos,

mas apenas resultado de análise de estatísticas do

Banco Central. Para ter acesso ao banco de dados de

cada contribuinte, T deve realizar alguns outros atos.

Nos Termos da Lei Complementar no 105/2001, os agentes

fiscais tributários da União poderão examinar documentos,

livros e registros de instituições financeiras, inclusive

os referentes a contas de depósitos e aplicações

financeiras,

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) havendo processo fiscal em curso.

(B) autorizados pelo Banco Central.

(C) após diligências locais.

(D) mediante convênios com instituições financeiras privadas.

(E) livremente


33) No Brasil, a fixação da taxa básica de juros da economia

(a Selic) está sob a alçada do

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Comitê de Política Monetária

(B) Conselho Monetário Nacional

(C) Ministério da Economia

(D) Banco do Brasil

(E) mercado financeiro


34) Se o planejamento estratégico do Banco do Brasil fixar,

como meta prioritária, a expansão de suas operações no

varejo bancário, o público-alvo serão as(os)

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) companhias de grande porte

(B) governos nas esferas federal, estadual e municipal

(C) exportadores

(D) importadores

(E) clientes individuais


35) K pretende realizar atividades financeiras no Brasil,

buscando maximizar os lucros dos seus inúmeros clientes

sediados no exterior. A quase totalidade dos investidores

atua nos denominados “paraísos fiscais”.


De acordo com as regras da Carta-Circular no 4001/2020,

do Banco Central do Brasil, essas operações devem ser

monitoradas na seguinte categoria:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) custos de empresas

(B) operações de crédito

(C) contratos operacionais

(D) atividades internacionais

(E) investimentos mercadológicos



TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


36) Ao tentar resolver um problema de aprendizado de máquina

que separava um evento entre duas classes, um desenvolvedor

encontrou uma acurácia de exatamente 90%.


Analisando a matriz de confusão, o desenvolvedor constatou que

os verdadeiros positivos eram 14169, que os verdadeiros

negativos eram 15360, os falsos positivos eram 1501, e os falsos

negativos eram

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 1778

(B) 1779

(C) 1780

(D) 1781

(E) 1782


37) Ao construir um protótipo que calculava o risco sanitário de

um terreno, um desenvolvedor principiante começou a desenhar

um modelo relacional, o que o levou a propor as seguintes

tabelas (onde o sublinhado representa a chave primária):

Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ,nomeEmpresa,codigoRis

co,nomeRisco,probabilidadeRisco)

Empresa(CNPJ,nomeEmpresa,CPFs,nomePessoas)


Ao revisar o trabalho, um segundo desenvolvedor, mais experiente, detectou as seguintes propriedades:


  1. codigoRisco → nomeRisco
  2. CNPJ → nomeEmpresa
  3. CPF → nomePessoa
  4. {rua,numero} → CNPJ
  5. Uma empresa possui vários donos, cada um com um CPF único, e um dono pode possuir várias empresas
  6. Um terreno pode possuir vários riscos

Esse segundo desenvolvedor decidiu, então, colocar as tabelas na terceira forma normal, usando o número mínimo de

tabelas.

O esquema que possui as seis propriedades detectadas pelo segundo desenvolvedor e que representa todas as informações

desejadas pelo primeiro desenvolvedor é

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ)

Empresa(CNPJ,nomeEmpresa)

Dono(CNPJ,CPF)

Risco(rua,nome,codigoRisco,probabilidadeRisco)

TipoRisco(codigoRisco,nomeRisco)

PessoaFisica(CPF,nome)

(B)Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ,codigoRisco,probabilidadeRisco)

Empresa(CNPJ,nomeEmpresa)

Dono(CNPJ,CPF)

TipoRisco(codigoRisco,nomeRisco)

PessoaFisica(CPF,nome)

(C) Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ)

Empresa(CNPJ,nomeEmpresa)

Risco(rua,nome,codigoRisco,probabilidadeRisco)

TipoRisco(codigoRisco,nomeRisco)

PessoaFisica(CPF,nome,CNPJ)

(D)Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ,nomeEmpresa,codigoRisco,nomeRisco,probabilidadeRisco)

Empresa(CNPJ,CPF,nomeEmpresa,nomePessoa)

(E)Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ,nomeEmpresa,codigoRisco,probabilidadeRisco)

Risco(codigoRisco,nomeRisco)

Empresa(CNPJ,CPF,nomeEmpresa,nomePessoa)


38) Para gerar um gráfico de dispersão, um programador

precisava consultar duas tabelas, T1 e T2. Ele decidiu, então,

usar um LEFT JOIN, como em

SELECT * FROM T1 LEFT JOIN T2 USING (CHAVE);

Essa consulta resultou em 214 linhas.

Por motivos de segurança, ele fez outra consulta semelhante,

apenas trocando o LEFT JOIN por um JOIN, e essa segunda

consulta resultou em 190 linhas.

O que pode explicar corretamente a quantidade diferente de

linhas nas consultas realizadas?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)



(A) CHAVE é a chave primária de T1, mas apenas um campo da chave primária de T2.

(B) CHAVE é a chave primária de T2, mas apenas um campo da chave primária de T1.

(C) T1 possui linhas cujo valor de CHAVE não está presente na T2.

(D) T2 possui linhas cujo valor de CHAVE não está presente na T1.

(E) T2 possui linhas com todas as chaves presentes em T1, mas com campos nulos.


39) Ao analisar um conjunto de dados com Python, um

programador resolveu usar um dataframe Pandas de nome dp

para guardá-los. Em um certo momento, ele resolveu que

precisaria usar, apenas, quatro colunas de dados do dataframe:

pais, ano, renda per capita“ e expectativa de vida.

Que fragmento de código Python 3 deve ser usado para

selecionar, apenas, essas quatro colunas do dataframe dp?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) dp[pais,ano,expectativa de vida,renda per capita]

(B) dp[[pais,ano,expectativa de vida,renda per capita]]

(C) dp(pais,ano,expectativa de vida,renda per capita)

(D) dp([pais,ano,expectativa de vida,renda per capita])

(E) dp[dp[pais,ano,expectativa de vida,renda per capita]]


40) Ao coletar dados em um sistema compatível com SQL 2008

para fazer uma análise de dados, um programador percebeu

que havia dois campos, data_de_nascimento e

data_de_emissão_RG, em que o valor de data_de_emissão_RG

sempre deve ser mais recente que data_de_nascimento.

Percebeu, porém, que em 10% das linhas acontecia o inverso,

isto é, data_de_nascimento era mais recente que

data_de_emissão_RG. Ele corrigiu os dados nessas linhas,

verificando que estavam consistentemente trocados, mas,

preocupado que tal problema voltasse a acontecer, resolveu

solicitar ao DBA uma alteração da tabela, de forma que

data_de_emissão_RG sempre tivesse que ser mais recente que

data_de_nascimento.


O DBA atendeu adequadamente a esse pedido do programador

por meio de uma restrição em SQL 2008 do tipo

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) CHECK

(B) INSPECT

(C) TEST

(D) VALIDATE

(E) VERIFY


41) Considere o fragmento de código TypeScript a seguir.

const a =

(obj: T) => {

};

Com relação ao código apresentado acima, a(o)

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) função a() retorna um objeto do tipo string.

(B) variável a é uma lista de objetos do tipo string.

(C) variável a é um dicionário cujas chaves são objetos do tipo string.

(D) objeto que for passado para a função a() deve ter um campo b do tipo string.

(E) valor retornado pela função a() é um objeto que estende um objeto do tipo string.


44) Um pesquisador conseguiu uma base de dados que mostrava

terrenos classificados de acordo com:


  • características físicas;
  • tipo de negócio a ser nele implantado;
  • risco esperado, que compreendia os rótulos alto, médio, baixo

ou nenhum.


Decidiu, então, usar um algoritmo de aprendizado de máquina

que, a partir das características físicas do terreno e do tipo

de negócio a ser nele implantado, aprenderia a determinar o risco

esperado, enquadrando o terreno em questão em um

daqueles rótulos.


Nesse cenário, que algoritmo de aprendizado de máquina é

indicado para resolver esse problema?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)



  • PCA

(B) K-NN

(C) DBSCAN

(D) K-Medoids

(E) Redes de Kohonen


45) Após um treinamento em SQL padrão 2008, compatível com

ambiente MS SQL Server 2008, um escriturário do Banco Z

precisou utilizar os conhecimentos adquiridos para criar uma

tabela no sistema de banco de dados desse Banco. A tabela a ser

criada é de fornecedores, e tem os seguintes campos: CNPJ,

nome do fornecedor e país de origem. As características gerais

da tabela são:

o campo CNPJ é chave primária e contém 14 caracteres, sendo que os caracteres devem se ater aos numéricos

[“0” a “9”], e o caractere zero “0” não pode ser ignorado, seja qual for a posição dele (início, meio ou fim da chave);

o campo NOME contém 20 caracteres e aceita valor nulo;

o campo PAIS contém 15 caracteres e não aceita valor nulo.

Nesse contexto, o comando SQL2008 que cria uma tabela com

as características descritas acima é

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)



(A) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ INTEGER PRIMARY KEY, NOME VARCHAR(20) ACCEPT NULL,

PAIS VARCHAR(15) NOT NULL)

(B) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ CHAR(14) PRIMARY KEY, NOME VARCHAR(20),

PAIS VARCHAR(15) NOT NULL)

(C) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ CHAR(14) NOT NULL, NOME VARCHAR(20) NOT NULL, PAIS VARCHAR(15))

(D) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ CHAR(14),

NOME VARCHAR(20) NOT NULL, PAIS VARCHAR(15) NOT NULL), PRIMARY KEY (CNPJ)

(E) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ INTEGER(14) NOT NULL, NOME VARCHAR(20), PAIS VARCHAR(15) NOT NULL), PRIMARY KEY (CNPJ)


46) Para que fosse mais fácil entender um sistema em

desenvolvimento, um desenvolvedor usou um modelo de dados

relacional (protótipo) mais simples do que o do banco de dados

do sistema corporativo original, sendo que ambos utilizavam

o mesmo SGDB PostgreSQL. Cabe ressaltar que esse protótipo

utilizava apenas um subconjunto dos dados do sistema

corporativo original e realizava apenas consultas.


Uma forma de garantir que os dados desse protótipo estejam

sempre completamente atualizados em relação aos dados

reais, com baixo impacto tanto na operação quanto no

desempenho do sistema corporativo original, é

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) criar apenas VIEWS no protótipo, definidas com consultas sobre as tabelas do sistema corporativo original.

(B) implantar TRIGGERS a cada INSERT, em todas as tabelas do sistema corporativo original, atualizando as tabelas do

protótipo.

(C) implantar TRIGGERS de atualização a cada SELECT, em todas as tabelas do protótipo.

(D) particionar as tabelas da base do sistema corporativo original escolhendo um RANGE adequado ao trabalho do protótipo.

(E) utilizar DUMP da base do sistema corporativo original e PSQL para a base do protótipo, a cada seção de trabalho, para

atualizar a base do protótipo.


47) Considere o código HTML a seguir.










script.js>














Texto:



value=Texto inicial>
















Considere, também, o arquivo TypeScript script.ts, listado a seguir, que irá gerar o arquivo script.js no mesmo diretório

do arquivo HTML, apresentado acima.

onload = (event) => {

const texto = document.querySelector(???) as HTMLInputElement;

console.log(Texto inicial: , texto.value);

};

Que texto o programador deverá utilizar no lugar de ???, no

código do arquivo TypeScript script.ts, para exibir o valor do

campo HTML input na console?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) #classe-input

(B) #idTexto

(C) #texto

(D) .idTexto

(E) .texto


48) Em TypeScript 4, é possível usar o seguinte fragmento de código:

// definir x

const y = (...args: number[]) => args.reduce(x, 0);

Que fragmento de código apresenta uma versão compilável e executável da definição de x que poderia aparecer no lugar

do comentário // definir x” ?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) const x = 1;

(B) const x = [1,2,3];

(C) const x = (a:number) => [a*2];

(D) const x = (a:number[]) => a[0];

(E) const x = (a:number,b:number) => a+b;


49) Ao desenvolver um Data Warehouse para o Banco W, um

programador decidiu criar um modelo conceitual com base no

modelo estrela para cada fato analisado. Ao criar a primeira

tabela fato, relativa ao valor e ao prazo de empréstimos, foram

identificadas as seguintes dimensões, com os seus atributos

descritos em parênteses: tempo (dia, mês e ano), agência

(estado, cidade, bairro e número da agência), produto (nome do

produto e juros do produto) e cliente (conta e nome do cliente).


Segundo as regras e as práticas da modelagem dimensional, e

usando a granularidade mais baixa, que atributos devem

constar da tabela fato?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) fato_id, dia, mes, ano, estado, cidade, bairro, numero_agencia, nome_produto, juros_mensais_produto, conta_cliente, nome_cliente, valor_emprestimo, prazo_emprestimo

(B) fato_id, emprestimo_id, valor_emprestimo, prazo_emprestimo

(C) fato_id, tempo_id, agencia_id, produto_id, cliente_id, emprestimo_id

(D) fato_id, tempo_id, agencia_id, produto_id, cliente_id, dia, mes, ano, estado, cidade, bairro, numero_agencia, nome_produto, juros_mensais_produto, conta_cliente,

nome_cliente, valor_emprestimo, prazo_emprestimo

(E) fato_id, tempo_id, agencia_id, produto_id, cliente_id, valor_emprestimo, prazo_emprestimo


50) Sejam as seguintes classes Java:

public class Va1 {

public static String getStr() {

return abcdefghijklmnop;

}

public String ini(String s, int cpr) {

return s.substring(0, cpr);

}

public String fin(String s, int cpr) {

return ini(s, cpr)+s.substring(s.length()-cpr, s.length());

}

}

public class Va2 extends Va1 {

public static String getStr() {

return 0123456789ABCDEF;

}

public String ini(String s, int cpr) {

return s.substring(s.length()-cpr, s.length());

}

public static void main(String[] args) {

Va1 o=new Va2();

System.out.println(o.fin(o.getStr(), 5));

}

}

O que será exibido no console quando o método main for executado?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 0123BCDE

(B) BCDEFBCDEF

(C) 01234BCDEF

(D) abcdelmnop

(E) lmnoplmnop


53) Desejam-se realizar buscas nas seguintes coleções de dados,

representadas na linguagem Java:

I - Um array de 1.000 números inteiros ordenados de forma decrescente;

II - Uma lista encadeada desordenada e alocada dinamicamente, cujos 1.000 nós contêm strings (uma string por nó);

III - Uma lista encadeada, alocada dinamicamente, cujos 1.000 nós contêm números decimais (um número double por nó)

ordenados de forma ascendente.


Levando-se em consideração a exequibilidade e a eficiência,

quais métodos de busca devem ser empregados, respectivamente,

em cada um dos três casos acima?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) I – sequencial; II – sequencial; III – binária

(B) I – binária; II – sequencial; III – sequencial

(C) I – binária; II – sequencial; III – binária

(D) I – sequencial; II – sequencial; III – sequencial

(E) I – sequencial; II – binária; III – binária


54) As classes Java a seguir são públicas e ocupam arquivos separados.

public class Tst {

int ini=0,fim=25;

void print() {

System.out.println(ini+fim);

}

{

ini=fim%7;

fim=ini*3;

}

Tst(int a, int b) {

ini+=a;

fim+=b;

}

{

ini/=2;

fim+=10;

}

}

public class Main {

public static void main(String[] args) {

new Tst(4, -4).print();

}

}

O que será exibido no console quando o método main for executado?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 0

(B) 10

(C) 24

(D) 25

(E) 33


55) Um professor preparou uma série de experimentos para

avaliar, juntamente com seus alunos, três algoritmos

de ordenação: o da bolha, o de ordenação por inserção

e o de ordenação por seleção. Para tal, ele escreveu

três métodos Java, um para cada algoritmo. Todos

eles recebem como único parâmetro um array de inteiros

(int vet[ ] = {81,15,4,20,7,47,14,20,4}), que será ordenado

em ordem crescente.


Para acompanhar a evolução desse array sendo ordenado,

cada um dos três métodos exibe a configuração dos

elementos do array ao término de cada iteração do comando

de repetição mais externo. Vale lembrar que esses

três algoritmos de ordenação são compostos por dois

comandos de repetição aninhados (dois comandos for ou

dois comandos while).


Terminada a codificação, o professor executou os métodos

relativos aos três algoritmos de ordenação e projetou

no quadro as configurações do array relativas às três primeiras

iterações de cada um dos algoritmos de ordenação,

conforme mostrado a seguir.

Algoritmo 1

4 15 81 20 7 47 14 20 4

4 4 81 20 7 47 14 20 15

4 4 7 20 81 47 14 20 15

Algoritmo 2

15 81 4 20 7 47 14 20 4

4 15 81 20 7 47 14 20 4

4 15 20 81 7 47 14 20 4

Algoritmo 3

15 4 20 7 47 14 20 4 81

4 15 7 20 14 20 4 47 81

4 7 15 14 20 4 20 47 81


As configurações 1, 2 e 3, exibidas acima, correspondem,

respectivamente, aos algoritmos

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) da bolha, de seleção e de inserção

(B) da bolha, de inserção e de seleção

(C) de seleção, de inserção e da bolha

(D) de seleção, da bolha e de inserção

(E) de inserção, de seleção e da bolha


57) Na etapa de preparação de dados em um ambiente de Big

Data, pode ocorrer o aparecimento de dados ruidosos,

que são dados fora de sentido no ambiente do Big Data e

que não podem ser interpretados pelo sistema. Uma forma

de reduzir esse efeito, e até eliminá-lo, é utilizar um

método de suavização de dados, que minimiza os efeitos

causados pelos dados ruidosos.


Esse método consiste em

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) agrupar dados semelhantes em clusters, verificar os

dados que se apresentam como ruidosos e não os inserir

no ambiente de Big Data, substituindo cada um

desses dados ruidosos pelo valor NULL.

(B) criar um cubo de dados multidimensional para acelerar

a identificação e a eliminação dos dados ruidosos

encontrados, e, neste caso, os dados assumem valores

predefinidos no momento do pré-processamento.

(C) dividir os valores dos dados originais em pequenos

intervalos, denominados compartimentos, e, em seguida,

substituí-los por um valor geral, ou genérico,

calculado para cada compartimento específico.

(D) executar uma fusão de dados, tendo como base dados

vizinhos, e obter novas variáveis que irão preencher

os espaços incoerentes dentro do Big Data, eliminando

o ruído.

(E) realizar uma ação de Data Mining com atributos que

se pareçam com dados ruidosos, gerando novos atributos,

classificados como atributos “fantasmas”, sem

valor para o tratamento do Big Data.


58) Um programador de aplicativos para dispositivos Apple

com iOS recebeu a seguinte parte de um código, escrito

na linguagem swift:


var i:Int

var texto:String

var num:Int=0

var frase:String=””

for i in 1...3

{ num = num+1+i*2

switch num{

case 2...6: texto = a

case 7...9: texto = casa

case 10...13: texto = carro

case 14...16: texto = eh

case 17...20: texto = o

case 21...23: texto = forte

default:

texto = não eh “ }

frase = frase+texto }

print (frase)


A execução dessa parte do código produz como resposta

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) o carro eh

(B) a casa eh

(C) o carro não eh

(D) a casa eh forte

(E) o carro eh forte


59) O desenvolvimento de um aplicativo bancário para

dispositivos móveis exige que se dedique atenção à parte

visual do mesmo, que vai depender, também, do modelo

do aparelho e do tipo de sistema operacional (SO) que

esteja rodando nele.


Caso um desenvolvedor de aplicativos para um iPhone

com SO iOS precise fazer a programação visual das telas

desses aplicativos, que ferramenta do Xcode 10 ele deve

utilizar?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Interface Builder

(B) Bundle Identifier

(C) Organizer Interface

(D) Apple LLVM

(E) Instruments


60) Em um ambiente Cluster, há um servidor Linux que tem o

Ansible instalado.


Para construir um arquivo YAML, que informe os passos

que o Ansible realizará automaticamente na conexão com

os servidores que fazem parte do Cluster, além de executar

um conjunto de tarefas solicitadas, o administrador

desse servidor deve seguir o padrão

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Apache-Start

(B) Nodel

(C) Playbook

(D) Taskbook

(E) Tower


61) Foi solicitado a um programador de sistemas de informação que transformasse uma classe escrita em Java em uma classe

equivalente, para ser executada em um programa Kotlin.


O código da classe Java é:

public class AlunoJava{

private String codigo;

private String nome;

private int numero=0;

private String texto= EscolaX;

public AlunoJava (String codigo,String nome)

{ this.codigo = codigo;

this.nome = nome; }

}

A classe em Kotlin equivalente à classe Java acima é

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) public class AlunoKotlin (private String: nome , private String: codigo )

{ private:

numero int = 0

texto String = EscolaX” }

(B) public class AlunoKotlin (private var nome; codigo: String)

{ private var numero = 0

private var texto = EscolaX” }

(C) class AlunoKotlin (val nome: String, val codigo: String)

{ private this.nome = nome

private this.codigo=codigo

private var int numero = 0

private var String texto = EscolaX” }

(D) class AlunoKotlin (var nome: String, var codigo: String)

{ private var numero = 0

private var texto = EscolaX

private AlunoKotlin.nome, AlunoKotlin.codigo }

(E) class AlunoKotlin (private val nome: String, private val codigo: String)

{ private var numero = 0

private var texto = EscolaX” }


64) Dentre os problemas identificados pela gerência de um

banco comercial, está a localização das contas dos seus titulares

nas listagens e nos relatórios impressos em diferentes situações.


Um especialista de TI sugeriu ordenar as contas por meio

dos CPF dos seus n titulares antes das impressões.

Dentre alguns algoritmos pré-selecionados para essa ordenação,

o especialista escolheu o algoritmo de ordenação por

inserção, no qual o consumo de tempo é, no melhor caso,

proporcional a

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) n log n

(B) log n

(C) n2

(D) n

(E) 1


65) Um banco comercial deseja obter um tipo de banco de dados

 NoSQL que trate os dados extraídos de redes sociais, de

modo a formar uma coleção (collection) interconectada. Nessa

coleção (collection), os dados são organizados em vértices

ou objetos (O) e em relacionamentos, que são relações (R) ou arestas.


Nesse modelo de banco de dados NoSQL, os dados seriam

apresentados da seguinte forma:

O:Usuario{u1:Joao, u2:Jose, u3:Maria, u4:Claudio}

O:Escola{e1:UFRJ, e2:URGS, e3:IFB}

R:Estudaem{re1=u1:e2;re2=u2:e2;re3=u3:e1;re4=u4:e3}

R:Amigode{ra1=u1:u2;ra2=u1:u3;ra3=u2:u3}


O banco de dados NoSQL que representa essa situação deve ter uma estrutura do tipo

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Distribuided Hashing

(B) Consistent Hashing

(C) Document Oriented

(D) Graph Oriented

(E) Vector Clock


66) Um administrador de um banco de dados construído por

meio do MongoDB inseriu dados em uma coleção (collection)

de dados da seguinte forma:


db.fornecedores.insert( {

codigo: thx1138,

nome: Roupas Syfy ltda,

pais: Arabia Saudita“ } )

Posteriormente, esse administrador construiu uma consulta que

retornou apenas o nome, sem repetição, de todos os

países que fazem parte dessa coleção (collection).


O comando utilizado para tal consulta foi

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) db.fornecedores.find("pais")

(B) db.fornecedores.find().pretty({"pais":1})

(C) db.fornecedores.find().sort({"pais":1})

(D) db.fornecedores.distinct({"pais":0})

(E) db.fornecedores.distinct( "pais)


67) Uma empresa precisa implementar um sistema Big Data para

controlar a movimentação dos produtos que a empresa

oferece. Esse sistema precisa estar com a configuração de dados

como sendo um fato, que seria um evento de ocorrência,

como, por exemplo: as compras de um determinado insumo, em

um determinado fornecedor e em um determinado

instante.


Para tal finalidade, esse sistema a ser implementado deverá estar

organizado segundo a configuração de

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Cubo de dados

(B) Tuplas estáticas

(C) Matriz de ocorrência

(D) Documentos lineares

(E) Subconjunto de atributos


68) Em um determinado treinamento de pessoal de TI, para

facilitar o aprendizado sobre o funcionamento da estrutura de

dados PILHA, utilizou-se o jogo de trocas, cujas regras são

apresentadas a seguir.


JOGO DAS TROCAS - REGRAS

Para começar o jogo, o jogador recebe duas pilhas, P1 e P2.

P1 está preenchida com quatro fichas, identificadas por nomes fictícios e empilhadas em ordem alfabética CRESCENTE

a partir do topo.

P2 está inicialmente vazia.

Uma ficha desempilhada de P1 é imediatamente empilhada em P2.

A operação (P2,pop) acarreta impressão do nome que está na ficha desempilhada e descarte da ficha.

Para ganhar o jogo, o jogador precisa determinar corretamente, dentre sequências derivadas da sequência inicial, por

troca da posição de seus elementos, qual delas poderia ser impressa com essas operações.

No início do jogo, foram dadas as pilhas P2, vazia, e P1 preenchida com as seguintes operações de empilhamento:

push(P1,Zeus); push(P1,Hades); push(P1,Cibele); push(P1, Apolo).

Considerando-se esse cenário, qual seria a sequência possível de ser impressa, da esquerda para a direita, de acordo

com as regras do JOGO DAS TROCAS?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) Apolo, Zeus, Cibele, Hades

(B) Hades, Apolo, Zeus, Cibele

(C) Zeus, Cibele, Apolo, Hades

(D) Hades, Apolo, Cibele, Zeus

(E) Cibele, Hades, Apolo, Zeus


69) As agências bancárias negociam seguros residenciais com

seus clientes e, muitas vezes, precisam arquivar cópias de

forma ordenada para que consultas eventuais sejam facilitadas. O

gerente de uma agência precisava ordenar um vetor

de documentos referentes a esses seguros, e o seu adjunto, da

área de TI, o aconselhou a usar o algoritmo de ordenação

chamado Bubble Sort.

Utilizando-se o algoritmo sugerido, qual será a quantidade de

trocas de posições realizadas para ordenar, de modo crescente,

o vetor de números de contrato (77, 51, 11, 37, 29, 13, 21)?

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 14

(B) 15

(C) 16

(D) 17

(E) 18


70) Uma das formas de o gerente de uma agência bancária

acompanhar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes

é verificar o estado da ordem de atendimento em vários instantes

ao longo do expediente. O sistema que a gerência utiliza

para tal fim é a estrutura de dados conhecida como FILA, que

mostra a situação da ordem de atendimento no instante da

verificação.


Nesse contexto, implementa-se uma estrutura de FILA de

números inteiros com suas duas operações tradicionais:

ENFILEIRAR(Z), que ocorre no instante em que um cliente

recebe uma senha Z e entra na FILA; e DESENFILEIRAR( ),

que ocorre quando um cliente sai da FILA, caso em que

DESENFILEIRAR( ) retorna o número da senha. Sabe-se,

também, que a representação do estado da FILA em um instante

qualquer é realizada listando os elementos, de forma que o

primeiro elemento, da esquerda para a direita, é o mais antigo

presente na FILA.


Nas condições apresentadas, considere uma FILA que começa

vazia e realiza as seguintes operações:

ENFILEIRAR(8) → ENFILEIRAR(9) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(10) → ENFILEIRAR(11) →

ENFILEIRAR(DESENFILEIRAR ( )) → ENFILEIRAR(12) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(13) → DESENFILEIRAR( )

Após realizar as operações acima, a FILA estará no estado

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


(A) 10 – 11 – 12

(B) 9 – 12 – 13

(C) 9 – 10 – 11

(D) 8 – 10 – 11

(E) 8 – 9 – 10



Gabarito dessa prova:

(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)


CONHECIMENTOS BÁSICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

1 - A 2 - B 3 - B 4 - D 5 - C

6 - A 7 - E 8 - E 9 - C 10 - D

LÍNGUA INGLESA

11 - A 12 - A 13 - C 14 - D 15 - D

MATEMÁTICA

16 - E 17 - A 18 - C 19 - D 20 - B

ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO

21 - E 22 - C 23 - D 24- B 25 - D

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA

26 - B 27 - D 28 - B 29 - C 30 - A

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

31 - B 32 - A 33 - A 34 - E 35 - D

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

36 - C 37 - A 38 - D 39 - B 40 - A

41 - D 42 - E 43 - C 44 - B 45 - B

46 - A 47 - B 48 - E 49 - E 50 - E

51 - E 52 - B 53 - B 54 - C 55 - C

56 - B 57 - C 58 - B 59 - A 60 - C

61 - E 62 - B 63 - A 64 - D 65 - D

66 - E 67 - A 68 - E 69 - C 70 – B



Produtos Indicados Para Você que Está Estudando Para o Concurso do Banco do Brasil 2023

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.