Produtos Indicados Para Você que Está Estudando Para o Concurso do Banco do Brasil 2023
Questões da Prova do Concurso para Agente de Tecnologia do Banco do Brasil realizada em 2021 (Gabarito no Final)
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Lições após um ano de ensino remoto na pandemia
No momento em que se tornam ainda mais
complexas as discussões sobre a volta às aulas
presenciais, o ensino remoto continua a ser a rotina
de muitas famílias, atualmente.
Mas um ano sem precedentes na história veio
acompanhado de lições inéditas para professores,
alunos e estudiosos. Diante do pouco acesso a
planos de dados ou a dispositivos, a alternativa de
muitas famílias e professores tem sido se conectar
regularmente via aplicativos de mensagens.
Uma pesquisa apontou que 83% dos professores
mantinham contato com seus alunos por meio dos
aplicativos de mensagens, muito mais do que pelas
próprias plataformas de aprendizagem. Esse uso
foi uma grande surpresa, mas é porque não temos
outras ferramentas de massificação. A maior parte
do ensino foi feita pelo celular e, geralmente, por
um celular compartilhado (entre vários membros da
família), o que é algo muito desafiador.
Outro aspecto a ser considerado é que,
felizmente, mensagens direcionadas são uma forma
relativamente barata de comunicação. A importância
de cultivar interações entre os estudantes, mesmo
que eles não estejam no mesmo ambiente físico,
também é uma forma de motivá-los e melhorar
seus resultados. Recentemente, uma pesquisadora
afirmou que “Aprendemos que precisamos dos
demais: comparar estratégias, falar com alunos,
com outros professores e dar mais oportunidades de
trabalho coletivo, mesmo que seja cada um na sua
casa. Além disso, a pandemia ressaltou a importância
do vínculo anterior entre escolas e comunidades”.
Embora seja difícil prever exatamente como o
fechamento das escolas vai afetar o desenvolvimento
futuro dos alunos, educadores internacionais
estimam que estudantes da educação básica já foram
impactados. É preciso pensar em como agrupar esses
alunos e averiguar os que tiveram ensino mínimo ou
nulo e decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas
ou encontros extras, com anos (letivos) de transição.
IDOETA, P.A. 8 lições após um ano de ensino remoto na pandemia.
Disponível em:
bbc/2021/04/24/8-licoes-apos-um-ano-de-ensino-remoto-napandemia.htm>. Acesso em: 21 jul. 2021. Adaptado.
1) Um argumento utilizado no texto para explicar o relativo
sucesso do ensino remoto durante a pandemia é:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) O baixo custo relacionado ao uso de aplicativos de
mensagens.
(B) O uso de plataformas de aprendizagem de alta tecnologia.
(C) A oportunidade de utilização de imagens e áudios
disponíveis na rede.
(D) A possibilidade de aprofundamento dos conteúdos de
várias disciplinas.
(E) A qualidade do acesso às atividades devido à alta
conectividade.
2) No parágrafo 5, depois da afirmação de que educadores
internacionais estimam que estudantes da educação
básica já foram impactados pela falta de escolarização,
desenvolve-se a ideia de que
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) o ensino remoto mediado por tecnologia permitiu a
continuidade da escolarização durante a pandemia.
(B) os alunos que foram prejudicados por esse processo
precisarão ter aulas ou encontros extras para enfrentar
essa ruptura.
(C) a alternativa mais produtiva para realizar o ensino remoto
tem sido a conexão via aplicativos de mensagens.
(D) os professores, em sua grande maioria, mantiveram
contato com os alunos por meio dos aplicativos de
mensagens.
(E) o celular, muitas vezes compartilhado pela família, foi
a ferramenta mais utilizada para efetivar as atividades
de ensino remoto.
3) No trecho “A importância de cultivar interações entre os
estudantes, mesmo que eles não estejam no mesmo ambiente
físico” (parágrafo 4), a expressão destacada estabelece
com a oração principal a relação de
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) condição
(B) concessão
(C) comparação
(D) conformidade
(E) proporcionalidade
4) O trecho em que a palavra destacada evidencia a opinião
do autor do texto é:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) “o ensino remoto continua a ser a rotina de muitas famílias,
atualmente.” (parágrafo 1)
(B) “tem sido se conectar regularmente via aplicativos de
mensagens” (parágrafo 2)
(C) “A maior parte do ensino foi feita pelo celular e,
geralmente, por um celular” (parágrafo 3)
(D) “felizmente, mensagens direcionadas são uma forma
relativamente barata de comunicação” (parágrafo 4)
(E) “Embora seja difícil prever exatamente” (parágrafo 5)
5) A concordância verbal está de acordo com as exigências
da norma-padrão da língua portuguesa, na forma verbal
destacada em:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Aspiram-se a bons cargos nas empresas para que
seja possível superar os problemas causados pela
inflação.
(B) Com a chegada da pandemia causada pela Covid-19
fazem dois anos que não viajo nas férias escolares.
(C) Nos últimos anos, combatem-se batalhas comerciais
cotidianamente, devido às barreiras econômicas.
(D) Em várias regiões do nosso país, existe problemas a
serem resolvidos em todas as diversas áreas do conhecimento.
(E) Para garantir a aprendizagem dos estudantes, precisam-
se de equipamentos digitais capazes de atender a demandas
escolares.
6) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa,
a concordância do termo em destaque está plenamente
respeitada em:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) A capacitação dos técnicos e o atendimento aos
trabalhadores da área da saúde precisam ser desenvolvidos
em todo o país.
(B) As famílias dos alunos e os professores da rede pública
das diferentes regiões brasileiras devem ser acolhidas
pelas direções das escolas.
(C) O estudo das diferentes disciplinas e a realização de
provas bimestrais, após a chegada da Covid-19, têm
sido planejadas com muito cuidado.
(D) O tratamento das doenças respiratórias e a vacinação
de toda a população devem ser implementadas pelos
órgãos responsáveis.
(E) Os arquivos escolares e as notas dos estudantes necessitam
ser guardadas com o maior sigilo para recuperação
no futuro.
7) O pronome oblíquo átono em destaque está colocado de
acordo com a norma-padrão em:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) No processo ensino-aprendizagem, o objetivo deve
ser desenvolver aptidões para que os alunos sempre
mantenham-se em dia com os avanços da ciência.
(B) Se reclama muito das dificuldades do ensino remoto
devido a problemas de conexão.
(C) Os profissionais da educação nunca cansam-se de
estudar os conteúdos que possam interessar os alunos
nas aulas.
(D) Para garantir o progresso dos estudantes, os professores
sempre dedicam-se a pesquisar novos métodos
de ensino.
(E) Quando as escolas se preocuparem em empregar novas
metodologias no ensino-aprendizagem, alcançarão
melhores resultados.
8) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o
uso do acento grave indicativo da crase é obrigatório na
palavra destacada em:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) A prática de ensino remoto levou as famílias a situações
difíceis de comunicação com as instituições de ensino.
(B) As aulas remotas surgem como uma alternativa para
a redução dos impactos negativos no processo de
aprendizagem.
(C) As escolas e os professores foram levados a essa
prática de ensino remoto, em função da chegada inesperada
do vírus.
(D) O interesse pelo ensino on-line não tem diminuído
porque começou a ser considerado a única opção de
escolarização durante a pandemia.
(E) Os bons resultados de desempenho dos alunos são
obtidos graças a dedicação dos professores no ensino
on-line.
9) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o
emprego adequado da vírgula está plenamente atendido
em:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) O ensino remoto, com a pandemia de Covid-19 passou
a fazer parte do processo de escolarização em
todo o Brasil.
(B) A melhor fase do ensino on-line tem sido vivida, atualmente
embora permaneça a dúvida se é possível
ensinar às crianças de forma remota.
(C) Como o país não tinha experiências significativas
no ensino remoto, precisou aderir à prática de forma
emergencial.
(D) A qualidade do ensino remoto era questionada, no
passado porém o aprendizado conta com tecnologias
que garantem ótimos resultados.
(E) Um grande número de pesquisadores tem procurado
avaliar, quais são as vantagens e desvantagens da
educação a distância.
10) A palavra ou a expressão a que se refere o termo em
destaque está corretamente explicitada entre colchetes em:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) “83% dos professores mantinham contato com seus
alunos por meio dos aplicativos” (parágrafo 3) – [pesquisadores]
(B) “Esse uso foi uma grande surpresa, mas é porque não
temos outras ferramentas” (parágrafo 3) – [contato]
(C) “Aprendemos que precisamos dos demais” (parágrafo
4) – [resultados]
(D) “averiguar os que tiveram ensino mínimo ou nulo e
decidir” (parágrafo 5) – [alunos]
(E) “decidir como enfrentar essa ruptura, com aulas ou
encontros extras” (parágrafo 5) – [desenvolvimento]
LÍNGUA INGLESA
COVID-19 Economy: Expert insights on what
you need to know
As we practice social distancing and businesses
struggle to adapt, it’s no secret the unique challenges
of Covid-19 are profoundly shaping our economic
climate. U.S. Bank financial industry and regulatory
affairs expert Robert Schell explains what you need
to know in this uncertain time.
- Don’t panic while things are “on pause”
Imagine clicking the pause button on your favorite
TV show. Whether you stopped to make dinner or put
kids to bed, hitting pause gives you time to tackle what
matters most. Today’s economy is similar. While we
prioritize health and safety, typical activities like driving
to work, eating at restaurants, traveling and attending
sporting events are on hold. This widespread social
distancing takes a toll on our economy, putting strain
on businesses and individuals alike.
Keep your financial habits as normal as possible
during this time. Make online purchases, order
takeout, pay bills and buy groceries. These everyday
purchases put money back into the economy and
prevent it from dipping further into a recession.
- Low interest rates could help make ends meet
In March, the Federal Reserve cut rates drastically
to boost economic activity and make borrowing more
affordable. For you, this means interest rates are low
for credit cards, loans and lines of credit, and even
fixed-rate mortgages. Consider taking advantage of
these low rates if you need extra help paying your
bills, keeping your business running or withstanding a
period of unemployment.
- Spend on small businesses
Looking to make a positive impact? Supporting
small businesses is an easy and powerful way to help.
You can order takeout, tip generously or donate to
your local brick-and-mortar retail store, if they provide
that option. Your support makes a big impact for
struggling business owners.
- Prior economic strength may help us bounce
back
The thriving economy of 2019 isn’t just a distant,
bittersweet memory. When our health is no longer
at risk and social distancing mandates begin to
diminish, we’ll slowly start to rebuild. The stability,
low unemployment rate and upward-trending market
we experienced prior to Covid-19 puts us in a good
position to kick-start economic activity and rebound
more quickly.
Available at
. Retrieved on: Jul. 20, 2021. Adapted.
11) The main purpose of the text is to
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) share ideas on how people can cope with the
challenges brought by the pandemic.
(B) teach people how to practice social distancing while
shopping at local businesses.
(C) encourage people to take loans in order to make
donations to brick-and-mortar retail stores.
(D) let people know that health concerns are not as
important as taking care of one’s finances.
(E) suggest that people should engage in diversified
activities instead of watching too much TV.
12) In the 1st paragraph, in the fragment “it’s no secret the
unique challenges of Covid-19 are profoundly shaping our
economic climate”, the expression it’s no secret (that)
means
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) it’s common knowledge.
(B) it’s never been said before.
(C) it’s partially true.
(D) it’s a bad idea.
(E) it’s an important revelation.
13) In the 1st paragraph, the word uncertain, in the fragment
“in this uncertain time” is formed with the prefix un-.
A pair of words formed with prefixes that convey the same
meaning is:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) doubtful / joblessness
(B) unique / only
(C) impossible / discourage
(D) certainty / envision
(E) inside / intimate
14) In the 3rd paragraph, in the fragment “These everyday
purchases put money back into the economy and prevent
it from dipping further into a recession”, the pronoun it
refers to
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) money
(B) purchases
(C) recession
(D) economy
(E) back
15) In the 4th paragraph, in the fragment “In March, the Federal
Reserve cut rates drastically to boost economic activity”,
the verb cut indicates a
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) habitual action repeatedly carried out by the Federal
Reserve to address certain economic situations.
(B) future action to be carried out by the Federal Reserve
to address possible problems.
(C) promised action to be carried out by the Federal
Reserve to address the permanen economic challenges.
(D) one-time action carried out by the Federal Reserve to
address the permanen situation.
(E) current action carried out by the Federal Reserve to
address a permanente situation.
MATEMÁTICA
16) Um escriturário mantém um desempenho de preencher
30 relatórios por hora e faz uma pausa de 10 minutos às
13h. Durante a pausa, seu chefe pergunta a que horas
receberá todos os relatórios preenchidos.
Se falta apenas 1 relatório e meio, e o escriturário pretende
manter seu desempenho, a partir de que horas o chefe
pode contar com todos os relatórios preenchidos?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 13h02min
(B) 13h03min
(C) 13h10min
(D) 13h12min
(E) 13h13min
17) Durante um atendimento, o cliente de um banco relata ao
gerente de atendimento sua disponibilidade para investir
R$400.000,00. O gerente tem ao seu dispor 5 opções
de investimento: renda fixa, CDB, fundo de ações, LCI e
LCA. Ao cliente foi oferecida uma carteira diversificada de
20%, 10%, 30%, 15% e 25%, respectivamente.
Sendo assim, verifica-se que o valor sugerido para
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) renda fixa foi de R$80.000,00
(B) CDB foi de R$60.000,00
(C) fundo de ações foi de R$40.000,00
(D) LCI foi de R$100.000,00
(E) LCA foi de R$120.000,00
19) Um casal está muito apaixonado, mas devido à distância
de suas casas e ao regime de trabalho dos dois, eles não
conseguem se encontrar com a frequência de que gostariam.
A moça só tem folga aos sábados, e o rapaz trabalha
três dias seguidos, folgando no quarto dia.
Se hoje é terça-feira e é dia de folga do rapaz, quantas
folgas dele cairão no sábado nos próximos 365 dias?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 4
(B) 8
(C) 12
(D) 13
(E) 15
20) André, Bianca e Carol precisam pintar um painel de 50m2.
Para pintar 1m2, André gasta 12 minutos, Bianca gasta
20 minutos, e Carol, 15 minutos.
Supondo-se que os três pintaram, juntos, o mesmo painel,
sem fazer pausas e a velocidades constantes, quanto
tempo eles levaram para a conclusão da tarefa?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 3h 40min
(B) 4h 10min
(C) 5h 50min
(D) 6h
(E) 6h 20min
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO
21) Fintechs são empresas que
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) funcionam com o principal objetivo de compartilhar
dados cadastrais entre diferentes instituições financeiras
autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BCB).
(B) prestam serviços ao BCB, notadamente a preparação
de Relatórios contendo dados e informações sobre as
operações de crédito e de câmbio de todas as instituições
financeiras.
(C) prestam serviços ao BCB, notadamente a criação de
sistemas de informações on-line que permitem o
compartilhamento de dados entre diversos órgãos reguladores,
como o próprio BCB, a Comissão de Valores Mobiliários
(CVM) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).
(D) empregam tecnologias digitais de última geração e
oferecem serviços financeiros à margem do sistema
bancário tradicional, estando, portanto, livres da regulação
do BCB.
(E) atuam por meio de plataformas on-line, lançando inovações
no mercado financeiro, mediante uso intenso
de tecnologias digitais com elevado potencial de criação
de novos modelos de negócios.
22) Nos últimos anos, o Banco Central do Brasil (BCB), visando
a aprimorar a transparência e a segurança na interrelação
entre as instituições financeiras e os clientes, tem procurado
introduzir novos sistemas de informação por meio de
tecnologias digitais. Um desses sistemas, administrados
pelo BCB, permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de
forma rápida e segura, a Relatórios contendo informações sobre
seus relacionamentos com as instituições financeiras, suas
operações de crédito e operações de câmbio.
Trata-se do sistema denominado
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Pix
(B) Blockchain
(C) Registrato
(D) Bitcoin
(E) Certificação Digital
23) Um dos objetivos almejados pelo Banco Central do Brasil,
ao criar o Pix, é
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) reduzir a velocidade de circulação da moeda.
(B) inibir a concorrência bancária.
(C) aumentar os fluxos de pagamento com cartões eletrônicos.
(D) disseminar os fluxos de pagamento de forma eletrônica.
(E) aumentar o número de intermediários financeiros envolvidos
nos fluxos de pagamentos.
24) O Conselho Monetário Nacional e o Banco Central do
Brasil (BCB) vêm estabelecendo novas regras no Sistema
Financeiro Nacional. Uma delas abre a possibilidade de
clientes de produtos financeiros permitirem o compartilhamento
de dados cadastrais entre diferentes instituições financeiras
autorizadas pelo BCB, bem como a movimentação de suas
contas bancárias a partir de diferentes plataformas, e não apenas
pelo aplicativo ou site do banco.
A essa nova modalidade denomina-se
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Fintech
(B) Open banking
(C) Shadow banking
(D) Internet banking
(E) Pix
25) O texto seguinte trata de uma das funções da moeda.
As economias – as “economias reais” – são sistemas
de escambo vastos. O problema é que a história mostra
que, sem o dinheiro, esses sistemas não acontecem.
Até mesmo quando as economias “revertem para o escambo”,
como parece ter ocorrido na Europa na Idade
Média, elas não abandonam de fato o uso do dinheiro.
Elas apenas deixam de usar o dinheiro vivo. Na Idade
Média, por exemplo, todos continuaram calculando o
valor de ferramentas e gado na antiga moeda romana,
mesmo que ela já não circulasse mais.
Graeber, D. Dívida: os Primeiros 5.000 Anos. São Paulo: Três Estrelas, 2016.
No trecho citado, o autor destaca que, na Idade Média, a
antiga moeda romana continuou exercendo a função de
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) débito
(B) crédito
(C) meio de troca
(D) unidade de conta
(E) reserva de valor
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
26) Uma central de assistência técnica de celulares trabalha
com três modelos de um mesmo fabricante. Para melhor
organizar seu sistema, foi medido o tempo de serviço para
o conserto de cada aparelho, desde a chegada do pedido
de manutenção até a entrega do aparelho consertado, e
cada um desses prazos foi classificado como Curto, Médio
ou Longo.
A Tabela abaixo mostra a distribuição dos tempos de serviço
para cada um dos três modelos aos quais a empresa
prestou assistência em 2020.
Modelo Tempo de Serviço
Curto Médio Longo
Modelo A 10% 20% 70%
Modelo B 20% 50% 30%
Modelo C 40% 20% 40%
Considerando-se que, ao longo do ano de 2020, essa empresa
reparou 1.000 unidades do modelo A, 600 unidades
do modelo B e 400 unidades do modelo C, qual foi
a porcentagem destes atendimentos, nesse período, que
tiveram tempo de serviço Curto ou Médio?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 29%
(B) 48%
(C) 52%
(D) 58%
(E) 96%
27) Um certo sistema anti-incêndio funciona com 3 sensores
acoplados de temperatura, de maneira a minimizar as
chances de mau funcionamento. O alarme desse sistema
soa sempre que grandes variações de temperatura são
detectadas por, pelo menos, 2 desses 3 sensores.
Considerando-se que a probabilidade de um sensor não
reagir corretamente a uma grande variação de temperatura
é 1/5, qual a probabilidade de esse sistema não disparar
o alarme em uma situação de grande variação de
temperatura?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 1/125
(B) 5/125
(C) 12/125
(D) 13/125
(E) 16/125
28) Sejam X e Y duas variáveis aleatórias com as seguintes
informações sobre as variâncias:
(i) Var(X) = 4
(ii) Var(Y) = 9
(iii) Var(X+Y) = 9
Qual é o valor da covariância entre X e Y?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) -4
(B) -2
(C) 0
(D) 6
(E) 36
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
31) Sr. Z resolve empreender na área agrícola, estabelecendo
sua sede no interior do Brasil onde seus estudos identificaram
uma maior necessidade de empregos. Após realizar
as contratações de praxe, inicia suas atividades,
gerando um forte crescimento na região onde atua. Não
desejando aumentar o número de empregados, diante dos
custos fixos da mão de obra, resolve ampliar sua produção,
negociando com pequenos empreendimentos locais.
Necessitando de aporte financeiro, ele apresenta pedido
de empréstimo ao Banco Y, que encaminha equipe de auditoria
à sede do pretendente. Para surpresa de todos, a
auditoria constata em vários pequenos empreendimentos,
trabalho infantil não autorizado pela legislação e, por força
disso, propõe que o empréstimo seja negado.
Nos termos da Política de Responsabilidade Socioambiental
do Banco do Brasil, constatado idêntico ilícito por
parte de fornecedor, ocorreria a
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) manutenção do vínculo contratual, por ser relação exterior.
(B) suspensão do vínculo até regularização dos atos.
(C) majoração dos juros do empréstimo, pelo risco aumentado.
(D) análise da relação temporal com o Banco e o valor
dos investimentos.
(E) decisão de realizar o empréstimo, para bater as metas
gerenciais.
32) T é agente fiscal da União Federal, atuando em grupo
especial que monitora devedores qualificados. Após divisão
interna de trabalho, T fica com a responsabilidade de
fiscalizar cinco contribuintes específicos, pois são habituais
interessados em procedimentos administrativos, cujo
valor é superior a milhões de reais. O trabalho iniciou com
o mapeamento das instituições financeiras que mantêm
relacionamento negocial com os cinco contribuintes. Ficou
apurado que são relevantes os Bancos Z, Y e W, em
expressivas movimentações, incluindo depósitos, saques
e aplicações financeiras, além de remessas para o exterior.
Os dados levantados, no entanto, não são específicos,
mas apenas resultado de análise de estatísticas do
Banco Central. Para ter acesso ao banco de dados de
cada contribuinte, T deve realizar alguns outros atos.
Nos Termos da Lei Complementar no 105/2001, os agentes
fiscais tributários da União poderão examinar documentos,
livros e registros de instituições financeiras, inclusive
os referentes a contas de depósitos e aplicações
financeiras,
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) havendo processo fiscal em curso.
(B) autorizados pelo Banco Central.
(C) após diligências locais.
(D) mediante convênios com instituições financeiras privadas.
(E) livremente
33) No Brasil, a fixação da taxa básica de juros da economia
(a Selic) está sob a alçada do
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Comitê de Política Monetária
(B) Conselho Monetário Nacional
(C) Ministério da Economia
(D) Banco do Brasil
(E) mercado financeiro
34) Se o planejamento estratégico do Banco do Brasil fixar,
como meta prioritária, a expansão de suas operações no
varejo bancário, o público-alvo serão as(os)
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) companhias de grande porte
(B) governos nas esferas federal, estadual e municipal
(C) exportadores
(D) importadores
(E) clientes individuais
35) K pretende realizar atividades financeiras no Brasil,
buscando maximizar os lucros dos seus inúmeros clientes
sediados no exterior. A quase totalidade dos investidores
atua nos denominados “paraísos fiscais”.
De acordo com as regras da Carta-Circular no 4001/2020,
do Banco Central do Brasil, essas operações devem ser
monitoradas na seguinte categoria:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) custos de empresas
(B) operações de crédito
(C) contratos operacionais
(D) atividades internacionais
(E) investimentos mercadológicos
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
36) Ao tentar resolver um problema de aprendizado de máquina
que separava um evento entre duas classes, um desenvolvedor
encontrou uma acurácia de exatamente 90%.
Analisando a matriz de confusão, o desenvolvedor constatou que
os verdadeiros positivos eram 14169, que os verdadeiros
negativos eram 15360, os falsos positivos eram 1501, e os falsos
negativos eram
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 1778
(B) 1779
(C) 1780
(D) 1781
(E) 1782
37) Ao construir um protótipo que calculava o risco sanitário de
um terreno, um desenvolvedor principiante começou a desenhar
um modelo relacional, o que o levou a propor as seguintes
tabelas (onde o sublinhado representa a chave primária):
Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ,nomeEmpresa,codigoRis
co,nomeRisco,probabilidadeRisco)
Empresa(CNPJ,nomeEmpresa,CPFs,nomePessoas)
Ao revisar o trabalho, um segundo desenvolvedor, mais experiente, detectou as seguintes propriedades:
- codigoRisco → nomeRisco
- CNPJ → nomeEmpresa
- CPF → nomePessoa
- {rua,numero} → CNPJ
- Uma empresa possui vários donos, cada um com um CPF único, e um dono pode possuir várias empresas
- Um terreno pode possuir vários riscos
Esse segundo desenvolvedor decidiu, então, colocar as tabelas na terceira forma normal, usando o número mínimo de
tabelas.
O esquema que possui as seis propriedades detectadas pelo segundo desenvolvedor e que representa todas as informações
desejadas pelo primeiro desenvolvedor é
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ)
Empresa(CNPJ,nomeEmpresa)
Dono(CNPJ,CPF)
Risco(rua,nome,codigoRisco,probabilidadeRisco)
TipoRisco(codigoRisco,nomeRisco)
PessoaFisica(CPF,nome)
(B)Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ,codigoRisco,probabilidadeRisco)
Empresa(CNPJ,nomeEmpresa)
Dono(CNPJ,CPF)
TipoRisco(codigoRisco,nomeRisco)
PessoaFisica(CPF,nome)
(C) Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ)
Empresa(CNPJ,nomeEmpresa)
Risco(rua,nome,codigoRisco,probabilidadeRisco)
TipoRisco(codigoRisco,nomeRisco)
PessoaFisica(CPF,nome,CNPJ)
(D)Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ,nomeEmpresa,codigoRisco,nomeRisco,probabilidadeRisco)
Empresa(CNPJ,CPF,nomeEmpresa,nomePessoa)
(E)Terreno(rua,numero,tipoTerreno,CNPJ,nomeEmpresa,codigoRisco,probabilidadeRisco)
Risco(codigoRisco,nomeRisco)
Empresa(CNPJ,CPF,nomeEmpresa,nomePessoa)
38) Para gerar um gráfico de dispersão, um programador
precisava consultar duas tabelas, T1 e T2. Ele decidiu, então,
usar um LEFT JOIN, como em
SELECT * FROM T1 LEFT JOIN T2 USING (CHAVE);
Essa consulta resultou em 214 linhas.
Por motivos de segurança, ele fez outra consulta semelhante,
apenas trocando o LEFT JOIN por um JOIN, e essa segunda
consulta resultou em 190 linhas.
O que pode explicar corretamente a quantidade diferente de
linhas nas consultas realizadas?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) CHAVE é a chave primária de T1, mas apenas um campo da chave primária de T2.
(B) CHAVE é a chave primária de T2, mas apenas um campo da chave primária de T1.
(C) T1 possui linhas cujo valor de CHAVE não está presente na T2.
(D) T2 possui linhas cujo valor de CHAVE não está presente na T1.
(E) T2 possui linhas com todas as chaves presentes em T1, mas com campos nulos.
39) Ao analisar um conjunto de dados com Python, um
programador resolveu usar um dataframe Pandas de nome dp
para guardá-los. Em um certo momento, ele resolveu que
precisaria usar, apenas, quatro colunas de dados do dataframe:
“pais“, “ano“, “renda per capita“ e “expectativa de vida“.
Que fragmento de código Python 3 deve ser usado para
selecionar, apenas, essas quatro colunas do dataframe dp?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) dp[“pais“,“ano“,“expectativa de vida“,“renda per capita“]
(B) dp[[“pais“,“ano“,“expectativa de vida“,“renda per capita“]]
(C) dp(“pais“,“ano“,“expectativa de vida“,“renda per capita“)
(D) dp([“pais“,“ano“,“expectativa de vida“,“renda per capita“])
(E) dp[dp[“pais“,“ano“,“expectativa de vida“,“renda per capita“]]
40) Ao coletar dados em um sistema compatível com SQL 2008
para fazer uma análise de dados, um programador percebeu
que havia dois campos, data_de_nascimento e
data_de_emissão_RG, em que o valor de data_de_emissão_RG
sempre deve ser mais recente que data_de_nascimento.
Percebeu, porém, que em 10% das linhas acontecia o inverso,
isto é, data_de_nascimento era mais recente que
data_de_emissão_RG. Ele corrigiu os dados nessas linhas,
verificando que estavam consistentemente trocados, mas,
preocupado que tal problema voltasse a acontecer, resolveu
solicitar ao DBA uma alteração da tabela, de forma que
data_de_emissão_RG sempre tivesse que ser mais recente que
data_de_nascimento.
O DBA atendeu adequadamente a esse pedido do programador
por meio de uma restrição em SQL 2008 do tipo
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) CHECK
(B) INSPECT
(C) TEST
(D) VALIDATE
(E) VERIFY
41) Considere o fragmento de código TypeScript a seguir.
const a =
};
Com relação ao código apresentado acima, a(o)
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) função a() retorna um objeto do tipo string.
(B) variável a é uma lista de objetos do tipo string.
(C) variável a é um dicionário cujas chaves são objetos do tipo string.
(D) objeto que for passado para a função a() deve ter um campo b do tipo string.
(E) valor retornado pela função a() é um objeto que estende um objeto do tipo string.
44) Um pesquisador conseguiu uma base de dados que mostrava
terrenos classificados de acordo com:
- características físicas;
- tipo de negócio a ser nele implantado;
- risco esperado, que compreendia os rótulos alto, médio, baixo
ou nenhum.
Decidiu, então, usar um algoritmo de aprendizado de máquina
que, a partir das características físicas do terreno e do tipo
de negócio a ser nele implantado, aprenderia a determinar o risco
esperado, enquadrando o terreno em questão em um
daqueles rótulos.
Nesse cenário, que algoritmo de aprendizado de máquina é
indicado para resolver esse problema?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
- PCA
(B) K-NN
(C) DBSCAN
(D) K-Medoids
(E) Redes de Kohonen
45) Após um treinamento em SQL padrão 2008, compatível com
ambiente MS SQL Server 2008, um escriturário do Banco Z
precisou utilizar os conhecimentos adquiridos para criar uma
tabela no sistema de banco de dados desse Banco. A tabela a ser
criada é de fornecedores, e tem os seguintes campos: CNPJ,
nome do fornecedor e país de origem. As características gerais
da tabela são:
. o campo CNPJ é chave primária e contém 14 caracteres, sendo que os caracteres devem se ater aos numéricos
[“0” a “9”], e o caractere zero “0” não pode ser ignorado, seja qual for a posição dele (início, meio ou fim da chave);
. o campo NOME contém 20 caracteres e aceita valor nulo;
. o campo PAIS contém 15 caracteres e não aceita valor nulo.
Nesse contexto, o comando SQL2008 que cria uma tabela com
as características descritas acima é
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ INTEGER PRIMARY KEY, NOME VARCHAR(20) ACCEPT NULL,
PAIS VARCHAR(15) NOT NULL)
(B) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ CHAR(14) PRIMARY KEY, NOME VARCHAR(20),
PAIS VARCHAR(15) NOT NULL)
(C) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ CHAR(14) NOT NULL, NOME VARCHAR(20) NOT NULL, PAIS VARCHAR(15))
(D) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ CHAR(14),
NOME VARCHAR(20) NOT NULL, PAIS VARCHAR(15) NOT NULL), PRIMARY KEY (CNPJ)
(E) CREATE TABLE Fornecedores (CNPJ INTEGER(14) NOT NULL, NOME VARCHAR(20), PAIS VARCHAR(15) NOT NULL), PRIMARY KEY (CNPJ)
46) Para que fosse mais fácil entender um sistema em
desenvolvimento, um desenvolvedor usou um modelo de dados
relacional (protótipo) mais simples do que o do banco de dados
do sistema corporativo original, sendo que ambos utilizavam
o mesmo SGDB PostgreSQL. Cabe ressaltar que esse protótipo
utilizava apenas um subconjunto dos dados do sistema
corporativo original e realizava apenas consultas.
Uma forma de garantir que os dados desse protótipo estejam
sempre completamente atualizados em relação aos dados
reais, com baixo impacto tanto na operação quanto no
desempenho do sistema corporativo original, é
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) criar apenas VIEWS no protótipo, definidas com consultas sobre as tabelas do sistema corporativo original.
(B) implantar TRIGGERS a cada INSERT, em todas as tabelas do sistema corporativo original, atualizando as tabelas do
protótipo.
(C) implantar TRIGGERS de atualização a cada SELECT, em todas as tabelas do protótipo.
(D) particionar as tabelas da base do sistema corporativo original escolhendo um RANGE adequado ao trabalho do protótipo.
(E) utilizar DUMP da base do sistema corporativo original e PSQL para a base do protótipo, a cada seção de trabalho, para
atualizar a base do protótipo.
47) Considere o código HTML a seguir.
”script.js”>
Texto:
value=’Texto inicial’>
Considere, também, o arquivo TypeScript script.ts, listado a seguir, que irá gerar o arquivo script.js no mesmo diretório
do arquivo HTML, apresentado acima.
onload = (event) => {
const texto = document.querySelector(’???’) as HTMLInputElement;
console.log(’Texto inicial: ’, texto.value);
};
Que texto o programador deverá utilizar no lugar de ???, no
código do arquivo TypeScript script.ts, para exibir o valor do
campo HTML input na console?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) #classe-input
(B) #idTexto
(C) #texto
(D) .idTexto
(E) .texto
48) Em TypeScript 4, é possível usar o seguinte fragmento de código:
// definir x
const y = (...args: number[]) => args.reduce(x, 0);
Que fragmento de código apresenta uma versão compilável e executável da definição de x que poderia aparecer no lugar
do comentário “// definir x” ?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) const x = 1;
(B) const x = [1,2,3];
(C) const x = (a:number) => [a*2];
(D) const x = (a:number[]) => a[0];
(E) const x = (a:number,b:number) => a+b;
49) Ao desenvolver um Data Warehouse para o Banco W, um
programador decidiu criar um modelo conceitual com base no
modelo estrela para cada fato analisado. Ao criar a primeira
tabela fato, relativa ao valor e ao prazo de empréstimos, foram
identificadas as seguintes dimensões, com os seus atributos
descritos em parênteses: tempo (dia, mês e ano), agência
(estado, cidade, bairro e número da agência), produto (nome do
produto e juros do produto) e cliente (conta e nome do cliente).
Segundo as regras e as práticas da modelagem dimensional, e
usando a granularidade mais baixa, que atributos devem
constar da tabela fato?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) fato_id, dia, mes, ano, estado, cidade, bairro, numero_agencia, nome_produto, juros_mensais_produto, conta_cliente, nome_cliente, valor_emprestimo, prazo_emprestimo
(B) fato_id, emprestimo_id, valor_emprestimo, prazo_emprestimo
(C) fato_id, tempo_id, agencia_id, produto_id, cliente_id, emprestimo_id
(D) fato_id, tempo_id, agencia_id, produto_id, cliente_id, dia, mes, ano, estado, cidade, bairro, numero_agencia, nome_produto, juros_mensais_produto, conta_cliente,
nome_cliente, valor_emprestimo, prazo_emprestimo
(E) fato_id, tempo_id, agencia_id, produto_id, cliente_id, valor_emprestimo, prazo_emprestimo
50) Sejam as seguintes classes Java:
public class Va1 {
public static String getStr() {
return “abcdefghijklmnop“;
}
public String ini(String s, int cpr) {
return s.substring(0, cpr);
}
public String fin(String s, int cpr) {
return ini(s, cpr)+s.substring(s.length()-cpr, s.length());
}
}
public class Va2 extends Va1 {
public static String getStr() {
return “0123456789ABCDEF“;
}
public String ini(String s, int cpr) {
return s.substring(s.length()-cpr, s.length());
}
public static void main(String[] args) {
Va1 o=new Va2();
System.out.println(o.fin(o.getStr(), 5));
}
}
O que será exibido no console quando o método main for executado?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 0123BCDE
(B) BCDEFBCDEF
(C) 01234BCDEF
(D) abcdelmnop
(E) lmnoplmnop
53) Desejam-se realizar buscas nas seguintes coleções de dados,
representadas na linguagem Java:
I - Um array de 1.000 números inteiros ordenados de forma decrescente;
II - Uma lista encadeada desordenada e alocada dinamicamente, cujos 1.000 nós contêm strings (uma string por nó);
III - Uma lista encadeada, alocada dinamicamente, cujos 1.000 nós contêm números decimais (um número double por nó)
ordenados de forma ascendente.
Levando-se em consideração a exequibilidade e a eficiência,
quais métodos de busca devem ser empregados, respectivamente,
em cada um dos três casos acima?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) I – sequencial; II – sequencial; III – binária
(B) I – binária; II – sequencial; III – sequencial
(C) I – binária; II – sequencial; III – binária
(D) I – sequencial; II – sequencial; III – sequencial
(E) I – sequencial; II – binária; III – binária
54) As classes Java a seguir são públicas e ocupam arquivos separados.
public class Tst {
int ini=0,fim=25;
void print() {
System.out.println(ini+fim);
}
{
ini=fim%7;
fim=ini*3;
}
Tst(int a, int b) {
ini+=a;
fim+=b;
}
{
ini/=2;
fim+=10;
}
}
public class Main {
public static void main(String[] args) {
new Tst(4, -4).print();
}
}
O que será exibido no console quando o método main for executado?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 0
(B) 10
(C) 24
(D) 25
(E) 33
55) Um professor preparou uma série de experimentos para
avaliar, juntamente com seus alunos, três algoritmos
de ordenação: o da bolha, o de ordenação por inserção
e o de ordenação por seleção. Para tal, ele escreveu
três métodos Java, um para cada algoritmo. Todos
eles recebem como único parâmetro um array de inteiros
(int vet[ ] = {81,15,4,20,7,47,14,20,4}), que será ordenado
em ordem crescente.
Para acompanhar a evolução desse array sendo ordenado,
cada um dos três métodos exibe a configuração dos
elementos do array ao término de cada iteração do comando
de repetição mais externo. Vale lembrar que esses
três algoritmos de ordenação são compostos por dois
comandos de repetição aninhados (dois comandos for ou
dois comandos while).
Terminada a codificação, o professor executou os métodos
relativos aos três algoritmos de ordenação e projetou
no quadro as configurações do array relativas às três primeiras
iterações de cada um dos algoritmos de ordenação,
conforme mostrado a seguir.
Algoritmo 1
4 15 81 20 7 47 14 20 4
4 4 81 20 7 47 14 20 15
4 4 7 20 81 47 14 20 15
Algoritmo 2
15 81 4 20 7 47 14 20 4
4 15 81 20 7 47 14 20 4
4 15 20 81 7 47 14 20 4
Algoritmo 3
15 4 20 7 47 14 20 4 81
4 15 7 20 14 20 4 47 81
4 7 15 14 20 4 20 47 81
As configurações 1, 2 e 3, exibidas acima, correspondem,
respectivamente, aos algoritmos
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) da bolha, de seleção e de inserção
(B) da bolha, de inserção e de seleção
(C) de seleção, de inserção e da bolha
(D) de seleção, da bolha e de inserção
(E) de inserção, de seleção e da bolha
57) Na etapa de preparação de dados em um ambiente de Big
Data, pode ocorrer o aparecimento de dados ruidosos,
que são dados fora de sentido no ambiente do Big Data e
que não podem ser interpretados pelo sistema. Uma forma
de reduzir esse efeito, e até eliminá-lo, é utilizar um
método de suavização de dados, que minimiza os efeitos
causados pelos dados ruidosos.
Esse método consiste em
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) agrupar dados semelhantes em clusters, verificar os
dados que se apresentam como ruidosos e não os inserir
no ambiente de Big Data, substituindo cada um
desses dados ruidosos pelo valor NULL.
(B) criar um cubo de dados multidimensional para acelerar
a identificação e a eliminação dos dados ruidosos
encontrados, e, neste caso, os dados assumem valores
predefinidos no momento do pré-processamento.
(C) dividir os valores dos dados originais em pequenos
intervalos, denominados compartimentos, e, em seguida,
substituí-los por um valor geral, ou genérico,
calculado para cada compartimento específico.
(D) executar uma fusão de dados, tendo como base dados
vizinhos, e obter novas variáveis que irão preencher
os espaços incoerentes dentro do Big Data, eliminando
o ruído.
(E) realizar uma ação de Data Mining com atributos que
se pareçam com dados ruidosos, gerando novos atributos,
classificados como atributos “fantasmas”, sem
valor para o tratamento do Big Data.
58) Um programador de aplicativos para dispositivos Apple
com iOS recebeu a seguinte parte de um código, escrito
na linguagem swift:
var i:Int
var texto:String
var num:Int=0
var frase:String=””
for i in 1...3
{ num = num+1+i*2
switch num{
case 2...6: texto = “a “
case 7...9: texto = “casa “
case 10...13: texto = “carro “
case 14...16: texto = “eh “
case 17...20: texto = “o “
case 21...23: texto = “forte “
default:
texto = “não eh “ }
frase = frase+texto }
print (frase)
A execução dessa parte do código produz como resposta
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) o carro eh
(B) a casa eh
(C) o carro não eh
(D) a casa eh forte
(E) o carro eh forte
59) O desenvolvimento de um aplicativo bancário para
dispositivos móveis exige que se dedique atenção à parte
visual do mesmo, que vai depender, também, do modelo
do aparelho e do tipo de sistema operacional (SO) que
esteja rodando nele.
Caso um desenvolvedor de aplicativos para um iPhone
com SO iOS precise fazer a programação visual das telas
desses aplicativos, que ferramenta do Xcode 10 ele deve
utilizar?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Interface Builder
(B) Bundle Identifier
(C) Organizer Interface
(D) Apple LLVM
(E) Instruments
60) Em um ambiente Cluster, há um servidor Linux que tem o
Ansible instalado.
Para construir um arquivo YAML, que informe os passos
que o Ansible realizará automaticamente na conexão com
os servidores que fazem parte do Cluster, além de executar
um conjunto de tarefas solicitadas, o administrador
desse servidor deve seguir o padrão
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Apache-Start
(B) Nodel
(C) Playbook
(D) Taskbook
(E) Tower
61) Foi solicitado a um programador de sistemas de informação que transformasse uma classe escrita em Java em uma classe
equivalente, para ser executada em um programa Kotlin.
O código da classe Java é:
public class AlunoJava{
private String codigo;
private String nome;
private int numero=0;
private String texto= “EscolaX”;
public AlunoJava (String codigo,String nome)
{ this.codigo = codigo;
this.nome = nome; }
}
A classe em Kotlin equivalente à classe Java acima é
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) public class AlunoKotlin (private String: nome , private String: codigo )
{ private:
numero int = 0
texto String = “EscolaX” }
(B) public class AlunoKotlin (private var nome; codigo: String)
{ private var numero = 0
private var texto = “EscolaX” }
(C) class AlunoKotlin (val nome: String, val codigo: String)
{ private this.nome = nome
private this.codigo=codigo
private var int numero = 0
private var String texto = “EscolaX” }
(D) class AlunoKotlin (var nome: String, var codigo: String)
{ private var numero = 0
private var texto = “EscolaX”
private AlunoKotlin.nome, AlunoKotlin.codigo }
(E) class AlunoKotlin (private val nome: String, private val codigo: String)
{ private var numero = 0
private var texto = “EscolaX” }
64) Dentre os problemas identificados pela gerência de um
banco comercial, está a localização das contas dos seus titulares
nas listagens e nos relatórios impressos em diferentes situações.
Um especialista de TI sugeriu ordenar as contas por meio
dos CPF dos seus n titulares antes das impressões.
Dentre alguns algoritmos pré-selecionados para essa ordenação,
o especialista escolheu o algoritmo de ordenação por
inserção, no qual o consumo de tempo é, no melhor caso,
proporcional a
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) n log n
(B) log n
(C) n2
(D) n
(E) 1
65) Um banco comercial deseja obter um tipo de banco de dados
NoSQL que trate os dados extraídos de redes sociais, de
modo a formar uma coleção (collection) interconectada. Nessa
coleção (collection), os dados são organizados em vértices
ou objetos (O) e em relacionamentos, que são relações (R) ou arestas.
Nesse modelo de banco de dados NoSQL, os dados seriam
apresentados da seguinte forma:
O:Usuario{u1:Joao, u2:Jose, u3:Maria, u4:Claudio}
O:Escola{e1:UFRJ, e2:URGS, e3:IFB}
R:Estudaem{re1=u1:e2;re2=u2:e2;re3=u3:e1;re4=u4:e3}
R:Amigode{ra1=u1:u2;ra2=u1:u3;ra3=u2:u3}
O banco de dados NoSQL que representa essa situação deve ter uma estrutura do tipo
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Distribuided Hashing
(B) Consistent Hashing
(C) Document Oriented
(D) Graph Oriented
(E) Vector Clock
66) Um administrador de um banco de dados construído por
meio do MongoDB inseriu dados em uma coleção (collection)
de dados da seguinte forma:
db.fornecedores.insert( {
codigo: “thx1138“,
nome: “Roupas Syfy ltda“,
pais: “Arabia Saudita“ } )
Posteriormente, esse administrador construiu uma consulta que
retornou apenas o nome, sem repetição, de todos os
países que fazem parte dessa coleção (collection).
O comando utilizado para tal consulta foi
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) db.fornecedores.find("pais")
(B) db.fornecedores.find().pretty({"pais":1})
(C) db.fornecedores.find().sort({"pais":1})
(D) db.fornecedores.distinct({"pais":0})
(E) db.fornecedores.distinct( "pais" )
67) Uma empresa precisa implementar um sistema Big Data para
controlar a movimentação dos produtos que a empresa
oferece. Esse sistema precisa estar com a configuração de dados
como sendo um fato, que seria um evento de ocorrência,
como, por exemplo: as compras de um determinado insumo, em
um determinado fornecedor e em um determinado
instante.
Para tal finalidade, esse sistema a ser implementado deverá estar
organizado segundo a configuração de
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Cubo de dados
(B) Tuplas estáticas
(C) Matriz de ocorrência
(D) Documentos lineares
(E) Subconjunto de atributos
68) Em um determinado treinamento de pessoal de TI, para
facilitar o aprendizado sobre o funcionamento da estrutura de
dados PILHA, utilizou-se o jogo de trocas, cujas regras são
apresentadas a seguir.
JOGO DAS TROCAS - REGRAS
Para começar o jogo, o jogador recebe duas pilhas, P1 e P2.
P1 está preenchida com quatro fichas, identificadas por nomes fictícios e empilhadas em ordem alfabética CRESCENTE
a partir do topo.
P2 está inicialmente vazia.
Uma ficha desempilhada de P1 é imediatamente empilhada em P2.
A operação (P2,pop) acarreta impressão do nome que está na ficha desempilhada e descarte da ficha.
Para ganhar o jogo, o jogador precisa determinar corretamente, dentre sequências derivadas da sequência inicial, por
troca da posição de seus elementos, qual delas poderia ser impressa com essas operações.
No início do jogo, foram dadas as pilhas P2, vazia, e P1 preenchida com as seguintes operações de empilhamento:
push(P1,Zeus); push(P1,Hades); push(P1,Cibele); push(P1, Apolo).
Considerando-se esse cenário, qual seria a sequência possível de ser impressa, da esquerda para a direita, de acordo
com as regras do JOGO DAS TROCAS?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) Apolo, Zeus, Cibele, Hades
(B) Hades, Apolo, Zeus, Cibele
(C) Zeus, Cibele, Apolo, Hades
(D) Hades, Apolo, Cibele, Zeus
(E) Cibele, Hades, Apolo, Zeus
69) As agências bancárias negociam seguros residenciais com
seus clientes e, muitas vezes, precisam arquivar cópias de
forma ordenada para que consultas eventuais sejam facilitadas. O
gerente de uma agência precisava ordenar um vetor
de documentos referentes a esses seguros, e o seu adjunto, da
área de TI, o aconselhou a usar o algoritmo de ordenação
chamado Bubble Sort.
Utilizando-se o algoritmo sugerido, qual será a quantidade de
trocas de posições realizadas para ordenar, de modo crescente,
o vetor de números de contrato (77, 51, 11, 37, 29, 13, 21)?
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 14
(B) 15
(C) 16
(D) 17
(E) 18
70) Uma das formas de o gerente de uma agência bancária
acompanhar a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes
é verificar o estado da ordem de atendimento em vários instantes
ao longo do expediente. O sistema que a gerência utiliza
para tal fim é a estrutura de dados conhecida como FILA, que
mostra a situação da ordem de atendimento no instante da
verificação.
Nesse contexto, implementa-se uma estrutura de FILA de
números inteiros com suas duas operações tradicionais:
ENFILEIRAR(Z), que ocorre no instante em que um cliente
recebe uma senha Z e entra na FILA; e DESENFILEIRAR( ),
que ocorre quando um cliente sai da FILA, caso em que
DESENFILEIRAR( ) retorna o número da senha. Sabe-se,
também, que a representação do estado da FILA em um instante
qualquer é realizada listando os elementos, de forma que o
primeiro elemento, da esquerda para a direita, é o mais antigo
presente na FILA.
Nas condições apresentadas, considere uma FILA que começa
vazia e realiza as seguintes operações:
ENFILEIRAR(8) → ENFILEIRAR(9) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(10) → ENFILEIRAR(11) →
ENFILEIRAR(DESENFILEIRAR ( )) → ENFILEIRAR(12) → DESENFILEIRAR( ) → ENFILEIRAR(13) → DESENFILEIRAR( )
Após realizar as operações acima, a FILA estará no estado
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
(A) 10 – 11 – 12
(B) 9 – 12 – 13
(C) 9 – 10 – 11
(D) 8 – 10 – 11
(E) 8 – 9 – 10
Gabarito dessa prova:
(Banco do Brasil/Escriturário/2021/Cesgranrio)
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
1 - A 2 - B 3 - B 4 - D 5 - C
6 - A 7 - E 8 - E 9 - C 10 - D
LÍNGUA INGLESA
11 - A 12 - A 13 - C 14 - D 15 - D
MATEMÁTICA
16 - E 17 - A 18 - C 19 - D 20 - B
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO
21 - E 22 - C 23 - D 24- B 25 - D
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
26 - B 27 - D 28 - B 29 - C 30 - A
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
31 - B 32 - A 33 - A 34 - E 35 - D
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
36 - C 37 - A 38 - D 39 - B 40 - A
41 - D 42 - E 43 - C 44 - B 45 - B
46 - A 47 - B 48 - E 49 - E 50 - E
51 - E 52 - B 53 - B 54 - C 55 - C
56 - B 57 - C 58 - B 59 - A 60 - C
61 - E 62 - B 63 - A 64 - D 65 - D
66 - E 67 - A 68 - E 69 - C 70 – B